Águas de Lindóia, Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h

Saúde - Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

Secretaria de Saúde lança campanha “Julho Amarelo” contra Hepatite

As unidades de saúde de Águas de Lindoia estão realizando testes rápidos gratuitos para detectar o vírus das Hepatites Virais do tipo B e C. A ação faz parte da campanha “Julho Amarelo”, realizada no município pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e vai até o dia 31. O objetivo é permitir que pacientes portadores da Hepatite tenham conhecimento da doença, que muitas vezes não apresenta sintomas, e iniciem o tratamento o mais rápido possível.

As equipes farão o teste para hepatite em pessoas maiores de 40 anos, bem como prestarão aconselhamento e encaminhamento para realização de exames e tratamento, quando indicado, para os casos positivos. As equipes estão realizando os testes nas unidades de saúde Sétimo Formágio (PSF I – Casas Populares), Alexandre Gatolini (PSF II – Casas Populares), Dr. José Egydio Alvarenga Jr. (PSF III – Centro) e na UBS Dr. Wilson Marcílio (Bela Vista), sempre durante o horário normal de atendimento.

Funcionários do Saae Ambiental e da Prefeitura Municipal já puderam realizar os testes. A campanha também acontecerá no Posto Avançado de Serviços das Casas Populares (dia 26/7, às 9h) e na Praça Adhemar de Barros (dia 27/7, das 9h às 13h). Para mais informações os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou ligar para a Secretaria de Saúde da Prefeitura, no telefone 3824 1409.

A doença

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isso quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção - nesse último caso, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.