.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Saúde - Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria de Saúde lança campanha “Julho Amarelo” contra Hepatite

Secretaria de Saúde lança campanha “Julho Amarelo” contra Hepatite


Secretaria de Saúde lança campanha “Julho Amarelo” contra Hepatite

As unidades de saúde de Águas de Lindoia estão realizando testes rápidos gratuitos para detectar o vírus das Hepatites Virais do tipo B e C. A ação faz parte da campanha “Julho Amarelo”, realizada no município pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e vai até o dia 31. O objetivo é permitir que pacientes portadores da Hepatite tenham conhecimento da doença, que muitas vezes não apresenta sintomas, e iniciem o tratamento o mais rápido possível.

As equipes farão o teste para hepatite em pessoas maiores de 40 anos, bem como prestarão aconselhamento e encaminhamento para realização de exames e tratamento, quando indicado, para os casos positivos. As equipes estão realizando os testes nas unidades de saúde Sétimo Formágio (PSF I – Casas Populares), Alexandre Gatolini (PSF II – Casas Populares), Dr. José Egydio Alvarenga Jr. (PSF III – Centro) e na UBS Dr. Wilson Marcílio (Bela Vista), sempre durante o horário normal de atendimento.

Funcionários do Saae Ambiental e da Prefeitura Municipal já puderam realizar os testes. A campanha também acontecerá no Posto Avançado de Serviços das Casas Populares (dia 26/7, às 9h) e na Praça Adhemar de Barros (dia 27/7, das 9h às 13h). Para mais informações os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou ligar para a Secretaria de Saúde da Prefeitura, no telefone 3824 1409.

A doença

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. 

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isso quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção - nesse último caso, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

665 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.