Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Águas de Lindóia, Segunda-feira, 09 de Dezembro de 2019 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h

Segu
09/12
29 °C
19 °C
Índice UV
13.0
Ter
10/12
29 °C
21 °C
Índice UV
13.0
Quar
11/12
27 °C
21 °C
Índice UV
13.0
Quin
12/12
29 °C
21 °C
Índice UV
13.0

Saúde - Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

Notícias por Categoria

Secretaria de Saúde lança campanha “Julho Amarelo” contra Hepatite


Secretaria de Saúde lança campanha “Julho Amarelo” contra Hepatite

As unidades de saúde de Águas de Lindoia estão realizando testes rápidos gratuitos para detectar o vírus das Hepatites Virais do tipo B e C. A ação faz parte da campanha “Julho Amarelo”, realizada no município pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e vai até o dia 31. O objetivo é permitir que pacientes portadores da Hepatite tenham conhecimento da doença, que muitas vezes não apresenta sintomas, e iniciem o tratamento o mais rápido possível.

As equipes farão o teste para hepatite em pessoas maiores de 40 anos, bem como prestarão aconselhamento e encaminhamento para realização de exames e tratamento, quando indicado, para os casos positivos. As equipes estão realizando os testes nas unidades de saúde Sétimo Formágio (PSF I – Casas Populares), Alexandre Gatolini (PSF II – Casas Populares), Dr. José Egydio Alvarenga Jr. (PSF III – Centro) e na UBS Dr. Wilson Marcílio (Bela Vista), sempre durante o horário normal de atendimento.

Funcionários do Saae Ambiental e da Prefeitura Municipal já puderam realizar os testes. A campanha também acontecerá no Posto Avançado de Serviços das Casas Populares (dia 26/7, às 9h) e na Praça Adhemar de Barros (dia 27/7, das 9h às 13h). Para mais informações os interessados devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência ou ligar para a Secretaria de Saúde da Prefeitura, no telefone 3824 1409.

A doença

A hepatite é a inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. São doenças silenciosas que nem sempre apresentam sintomas, mas, quando estes aparecem, podem ser cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas no Brasil são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite. 

A evolução das hepatites varia conforme o tipo de vírus. Os vírus A e E apresentam apenas formas agudas de hepatite (não possuindo potencial para formas crônicas). Isso quer dizer que, após uma hepatite A ou E, o indivíduo pode se recuperar completamente, eliminando o vírus de seu organismo. Por outro lado, as hepatites causadas pelos vírus B, C e D podem apresentar tanto formas agudas quanto crônicas de infecção - nesse último caso, quando a doença persiste no organismo por mais de seis meses.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Águas de Lindóia Balneário Municipal

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!