Saúde - Sexta-feira, 09 de Agosto de 2019

Administração do Hospital Dr. Francisco Tozzi passará para Sociedade Beneficente São Camilo

Após sanar as dívidas, as Irmãs Franciscanas que administram a unidade irá transferir a gestão para outra instituição beneficente para dar continuidade ao atendimento para os lindoienses. Sociedade Beneficente administra rede São Camilo e mais 54 hospitais no país.

Em uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 9, na prefeitura, a direção do Hospital Geral Dr. Francisco Tozzi informou o prefeito Gil Helou (PDT) sobre a transferência da gestão atual para uma nova instituição – a Sociedade Beneficente São Camilo, que desde 1935 trabalha com atendimento de saúde e que hoje conta unidades hospitalares em vários municípios brasileiros. As Irmãs Regina e Ana Francisca do Instituto das Irmãs Franciscanas do  Coração Imaculado de  Maria falaram por cerca de uma hora com o prefeito e os vereadores e explicaram as mudanças que devem acontecer nos próximos meses, garantindo que o atendimento à população não será afetado.

As Irmãs apresentaram um histórico das atividades do Hospital, que na próxima segunda-feira, dia 12 de agosto, completa 64 anos. Dentre as ações realizadas nos últimos anos está a regularização da dívida acumulada pelo hospital, que no início de 2017 chegava a quase R$ 1 milhão devido a atrasos em repasses pela prefeitura. “Hoje nós conseguimos pagar todas as dívidas. Não há dinheiro em caixa, mas não existem mais dívidas com funcionários, médicos ou fornecedores”, afirmou a Irmã Ana Francisca, Tesoureira do Hospital.

A instituição que hoje administra o Hospital, após um processo de auditoria e de um bem sucedido processo de reorganização das finanças, enfrenta desafios importantes como a falta de recursos humanos especializados dentro do Instituto. Segundo a diretora, a mudança será importante para fazer com que o Hospital continue a prestar serviços de qualidade para a população e turistas.

“Seguindo nosso Estatuto, procuramos uma instituição que possa receber todo o patrimônio do hospital e seguir a administração pensando neste atendimento. A Sociedade Beneficente São Camilo, além de ter experiência administrativa, também possui uma Universidade de administração hospitalar que certamente poderá dar continuidade neste trabalho que desenvolvemos”, garantiu Irmã Regina.

Ainda de acordo com as Irmãs a mudança ainda não está assinada, mas processo está em andamento e as alterações referentes à instituição gestora da unidade serão realizadas progressivamente, de acordo com o que prevê o Estatuto.

O prefeito Gil Helou parabenizou as Irmãs Franciscanas pela transparência e pela competência com que dirigiram o Hospital nestas seis décadas de história e agradeceu pelos serviços prestados ao povo de Águas de Lindoia ao longo de tantos anos. Segundo ele, o processo de mudança não deve mudar a política municipal relativa ao Hospital e que a administração continuará a oferecer todo o suporte necessário.

Finanças

Segundo as Irmãs, os últimos resultados financeiros e o aumento substancial nos repasses feitos pela prefeitura foram importantes para o reequilíbrio financeiro da unidade. A administração municipal aumentou os repasses em mais de 20% em nos últimos dois anos, passando de R$ 3,8 milhões em 2016/2017 para R$ 4,9 milhões neste ano e voltou efetuar o pagamento das parcelas em dia.

Uma das principais reivindicações feitas pelo Hospital era a regularização dos pagamentos atrasados e dos recursos provenientes do IAC (Incentivo de Adesão à Contratualização), do Ministério da Saúde, que repassa anualmente mais de R$ 400 mil para o caixa do hospital. Além disso, mais de R$ 840 mil do IAC não repassadas por administrações municipais anteriores foram regularizadas e estão sendo quitadas pela atual administração, o que têm ajudado a dar novo fôlego para o hospital.

Histórico do hospital

Idealizado por Araci Bocault Tortelli, o Hospital Geral Dr. Francisco Tozzi foi fundado em fevereiro de 1955 e iniciou suas atividades em 12 de agosto do mesmo ano, sob o comando da Congregação Franciscana Coração de Maria. O terreno e o prédio do hospital foram doados pela benfeitora à congregação, que desde então se empenhou em realizar o atendimento da população lindoiense, da região e dos turistas que visitam a cidade, tendo um papel importante no desenvolvimento de Águas de Lindoia.

Durante os 64 anos de existência, o hospital passou por diversos momentos difíceis, principalmente quanto à questão financeira. “Mesmo na dificuldade, nunca deixamos de atender ninguém”, reforça a Irmã Regina, que dedicou grande parte de sua vida para ajudar os enfermos que buscavam atendimento. Centenas de freiras da congregação passaram pelo hospital e trabalharam voluntariamente para que suas portas continuassem abertas e toda a estrutura permanecesse pronta para acolher e cuidar das pessoas.

A Sociedade Beneficente

A Sociedade Beneficente São Camilo está sediada em São Paulo desde 1922 e atualmente administra três unidades da Rede de Hospitais São Camilo, com mais de 760 leitos e uma equipe profissional de cerca de 5 mil colaboradores, entre as áreas administrativas e assistenciais, além de aproximadamente 5.200 médicos cadastrados.

Por meio de suas entidades, desenvolve e mantém atividades hospitalares, sociais, pastorais e educacionais. Na área da saúde são 54 hospitais administrados em 13 regiões do país e 1 plano de saúde. Na Regional Centro Sudeste são um total de 16 filiais.

Com relação às atividades educacionais e de assistência social mantém 19 equipamentos sociais entre centros educacionais e centros de acolhida que oferecem atendimento a pessoas carentes, disponibiliza estrutura e profissionais a serviço do social.  A rede de hospitais ainda conta com Centros de Simulação e Pesquisa e de Medicina Diagnóstica.