Águas de Lindóia, domingo, 05 de dezembro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Turismo e Cultura - Quinta-feira, 15 de Agosto de 2019

Encontro debate ações para incentivar museus na região

Representantes do setor de cultura dos municípios do Circuito das Águas se reuniram na quarta-feira, dia 14, em Socorro (SP) para debater formas de incentivo a criação e manutenção de museus na região. A reunião contou com a participação de membros do Sistema Estadual de Museus de São Paulo (Sisem). Águas de Lindoia esteve representada pelo Diretor de Cultura do município.

Na palestra foram apresentadas as leis de incentivo existentes tanto para criação como para a manutenção de museus, e formas pelas quais recursos podem ser captados para estas finalidades. A palestra foi feita pelos museólogos Davidson Kaseker, que é diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sisem, e Lilian Vogel. Também foi apresentada a nova formatação das regionais do Sisem, sendo que Águas de Lindoia deixa de ser parte da regional de Campinas, passando a fazer parte da regional do Circuito das Águas.

“Foi uma palestra importante para compreender as formas legais para viabilizarmos o tão sonhado museu de Águas de Lindoia”, afirmou o diretor. Ele convidou os integrantes para a realização de um segundo encontro, desta vez a ser realizado em Águas de Lindoia, em outubro, com dia ainda a ser definido.

O Sisem

O Sisem é uma instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo que congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado. Em seu último mapeamento, realizado no ano de 2010, foram listadas 415 instituições museológicas públicas e privadas, distribuídas em 190 municípios do Estado.

O SISEM-SP se estrutura em torno de premissas de parceria e responsabilidades compartilhadas, em que as ações previstas para cada região administrativa são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. Ao todo, o sistema atua em cinco linhas de ação principais: articulação, apoio técnico, comunicação, formação e fomento.

Atualmente, o SISEM-SP é coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC) por meio do Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP).