Águas de Lindóia, sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 05 de Setembro de 2019

Projeto nas escolas dá início a expansão da Coleta Seletiva para todos os bairros do município

Na manhã desta quarta-feira, dia 04, o prefeito, o Secretario de Meio Ambiente, a Secretária de Educação , e vereadores estiveram na Escola Municipal Creusa Mariano, nas Casas Populares, onde foi iniciado o projeto de conscientização sobre coleta seletiva e reciclagem que acontecerá em todas as escolas do município. A ação é preparatória para o início da expansão da Coleta Seletiva para todo o município de Águas de Lindoia. Até o dia 20 a coleta de lixo reciclável deve ser realizada em 100% da cidade.

O projeto começou com a adesão que autoriza o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra) a realizar a Coleta Seletiva em Águas de Lindoia. Até pouco tempo a coleta era realizada apenas na região das Casas Populares e Jardim Europa e agora passará a acontecer em todos os bairros.

Durante as próximas semanas os técnicos da empresa AE&C, que foi contratada pelo Cisbra para coletar e processar o material reciclável coletado em Águas de Lindoia, irão realizar este trabalho nas escolas. O objetivo deste é obter uma grande adesão da população já no início do projeto por meio desta mobilização. Como Águas de Lindoia já integra o Cisbra, a assinatura deste termo não acarretou custo adicional para o município.

Ontem, todas as diretoras de escolas municipais de ensino fundamental participaram da reunião preparatória. Elas serão responsáveis por viabilizar as atividades nas escolas e a empresa responsável pela coleta deverá apresentar o conteúdo aos alunos e à comunidade escolar.

A Secretaria de Meio Ambiente será encarregada da fiscalização e acompanhamento das atividades da empresa no município, que terá como dever manter a prefeitura informada e atualizada de suas atividades, bem como de seus resultados, medições e eventuais diagnósticos.

“Esta é uma grande vitória para o Meio Ambiente do município. Iniciamos este projeto há mais de um ano e o resultado foi muito positivo. Agora, com a adesão ao Cisbra, poderemos ampliar o serviço para toda a cidade, reduzindo nossa produção de resíduos e até mesmo gerando emprego e renda na cidade”, comemora o secretário de Meio Ambiente.

A Coleta Seletiva na cidade

A coleta seletiva foi iniciada em Águas de Lindoia em 2018 nas Casas Populares, passando pouco tempo depois para o Jardim Europa. Além de abranger os dois bairros, a coleta também acontecia junto a grandes produtores de resíduos, como os hotéis.

Na época, técnicos realizaram várias palestras de conscientização e um trabalho de comunicação que envolveu toda a comunidade. Em apenas quatro meses, os números da coleta aumentaram e movimentavam até mesmo a economia local, gerando quatro empregos diretos e outros dez indiretos. Até o fim do ano passado a coleta beneficiava mais de 6 mil pessoas no município.

Portal atualizado em: 03/02/2023 14:00:05