Turismo e Cultura - Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019

DECEA autoriza prática do Voo Livre em Águas de Lindoia

Foi publicada na semana passada uma notificação emitida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) autorizando novamente a prática do Voo Livre em Águas de Lindoia. A notificação de Aviso aos Aeronavegantes (Notam) foi emitida no dia 29 de novembro pela autoridade militar estabelecendo as coordenadas onde a prática está liberada. Com isso, Águas de Lindoia é uma das primeiras cidades em toda a região a ter a prática da modalidade regulamentada e liberada. Com restrições de tráfego aéreo a prática já não era autorizada há cerca de 10 anos. O Voo Livre em Águas de Lindoia era praticado a partir do Morro Pelado e a falta do credenciamento junto às autoridades de controle aéreo do país impediu os praticantes da modalidade de saltar na região. Com a autorização emitida, Águas de Lindoia poderá voltar a receber eventos como o Campeonato Paulista do esporte, realizado pela primeira vez na cidade em 1984. “A região está se destacando no segmento de turismo de aventura e esta notícia é muito importante para nossa cidade, que durante muito tempo recebeu esportistas de todos os cantos do país e até do exterior. Agora, com esta autorização, voltaremos a ter lindas asas-deltas cruzando os céus de Águas de Lindoia”, comemorou o secretário de turismo, Lauro Franco. Os praticantes destas modalidades devem procurar a Secretaria de Turismo da cidade para realizar um pré-cadastro. A intenção da secretaria é realizar um levantamento de informações sobre as modalidades e organizações ligadas ao voo livre para atrair eventos para o município. O telefone de contato é o (19) 3924 9325 e o e-mail da secretaria é dir.turismo@aguasdelindoia.sp.gov.br. Voo Livre O voo livre em asa delta ou paragliders (parapente) é considerado uma modalidade de esporte radical e de alto risco, praticado em todo o mundo e fortemente dependente das condições meteorológicas e geográficas locais. A Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) não exige habilitação para a prática, mas recomenda que qualquer interessado em praticar voo livre se habilite por meio de associações aerodesportivas reconhecidas pela comunidade praticante. A prática de voo livre é autorizada somente em espaços de voo designados pelo DECEA e com regras operacionais rígidas, de forma a não expor a risco pessoas no solo ou o sistema de aviação civil.