Águas de Lindóia, sexta-feira, 03 de dezembro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Saúde - Quinta-feira, 05 de Dezembro de 2019

Águas de Lindóia inicia a Campanha “Fique Sabendo”

A Prefeitura de Águas de Lindóia, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nesta semana a Campanha “Fique Sabendo” para mobilização e incentivo ao teste de AIDS e Sífilis. Equipes de saúde estarão disponíveis em diversos pontos da cidade e nas unidades de saúde para a realização dos testes e o resultado será liberado em poucos minutos. Os testes são distribuídos pelo Ministério da Saúde e o exame é rápido, seguro e confiável, feito com apenas algumas gotas de sangue coletadas do dedo ou um pouco de saliva. Por meio do teste, é possível saber se a pessoa tem ou não o vírus HIV. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para iniciar o tratamento no serviço de saúde. O mesmo procedimento é adotado nos casos positivos para Sífilis. A AIDS não tem cura, mas conta com tratamento gratuito pelo SUS, o que permite ao paciente viver muito tempo. Por isso, fazer o teste é extremamente importante pois quanto antes se inicia o tratamento, melhor a qualidade de vida do paciente. Além disso, muitas pessoas tem o vírus e não sabem, podendo transmiti-lo para outras pessoas. E ainda, em caso de gravidez, as mães com HIV que fazem o tratamento têm 98% de chance de terem filhos sem HIV se fizerem o tratamento. Já a Sífilis tem cura e também conta com tratamento gratuito pelo SUS. Porém, a pessoa infectada pode viver muito tempo sem apresentar sintomas e isso faz com que a doença avance silenciosamente e se agrave. Em caso de gravidez, o tratamento é fundamental para que a criança não apresente a doença. E muito importante também é que o parceiro sexual realize o teste. Quem precisa fazer o teste – Pessoas com vida sexualmente ativa; que fizeram sexo (oral, vaginal, anal) sem camisinha, ou se a camisinha rompeu; quem tem ou teve tuberculose ou hepatites; quem tem, teve ou acha que teve uma infecção sexualmente transmissível (IST); quem compartilhou seringas e agulhas; mulheres grávidas ou que pretendem engravidar.