Águas de Lindóia, Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2020 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Segunda a Sexta-feira das 08:00h ás 12:00h e das 13:00h ás 17:00h

Saúde - Quinta-feira, 09 de Janeiro de 2020

Grupo Gesto começa no próximo dia 16 em Águas de Lindoia

O Grupo Educacional de Saúde e Tratamento da Obesidade (Gesto) retorna para Águas de Lindoia a partir da próxima quinta-feira, dia 16. O prefeito Gil Helou se reuniu nesta semana com o responsável pelo, Dr. Elinton Adami Chaim, e com a psicóloga Ada Riberti, coordenadora do Gesto, na manhã desta quinta-feira, dia 9. O objetivo foi definir os detalhes para o primeiro encontro marcado para a semana que vem no Salão de Eventos da Prefeitura (antigo salão do Hotel Vacance) a partir das 18h.

“Este é um programa importantíssimo de saúde pública que estamos retomando no município. Já investimos no atendimento dobrando o número de médicos nos postos, comprando mais remédios e reformando as unidades de saúde. Agora, retomamos este investimento importantíssimo em ações de prevenção, como o que já fazemos com o Grupo Hiperdia nas unidades. Assim, queremos reduzir os casos futuros de obesidade, hipertensão e diabetes no município e oferecer uma melhor qualidade de vida para os lindoienses”, afirmou o prefeito.

Nesta primeira reunião será realizado um pré-cadastro com os interessados e os responsáveis técnicos irão explicar aos presentes como o projeto irá funcionar no município. O projeto contará com uma equipe multidisciplinar: médico cirurgião bariátrico, nutricionista e psicóloga. Este grupo será acessível a toda população da cidade de Águas de Lindoia, seja por indicação dos médicos das unidades de saúde da família do município ou mesmo por demanda espontânea. As reuniões devem acontecer semanalmente.

A Unicamp desenvolve o projeto em parceria com outros municípios da região. Os pacientes que participam do Grupo Gesto passam por análise clínica e têm seus dados antropométricos colhidos nas reuniões semanais. Após este processo os participantes poderão ser classificados em dois grupos: aqueles que terão indicação para cirúrgica bariátrica e os que farão parte do grupo de reeducação alimentar.

Para mais informações os interessados deverão entrar em contato com a Secretaria de Saúde, pelo telefone 3824 1409.