Educação - Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2020

Prefeitura vai ampliar fornecimento de merenda para Escolas Estaduais a partir de fevereiro

A Prefeitura Municipal realizou nesta semana a licitação para a contratação de empresa especializada em fornecimento de merenda escolar para atender aos cerca de 1,3 mil alunos que estão matriculados no ensino fundamental, médio e na educação de jovens e adultos em escolas estaduais de Águas de Lindoia. Um convênio com o Governo do Estado deverá ser assinado em breve e irá repassar parte do custo para o município, que complementará o valor. A merenda escolar para as escolas municipais já havia sido garantida por meio de outro processo de licitação e a maior parte será paga com recursos do município.

Nove empresas participaram do processo de licitação, estimado inicialmente em R$ 1,5 milhão. Realizado no sistema de Pregão Presencial – onde vence a empresa que ofertar os produtos e serviços na qualidade e quantidade requerida pelo preço mais vantajoso – o procedimento terminou com a empresa vencedora ofertando o serviço por R$ 999.998,00, após mais de 500 lances oferecidos durante o pregão pelas empresas participantes.

O cardápio terá o mesmo conteúdo e procedimentos de fiscalização e controle de qualidade daquele que é oferecido para os alunos da rede municipal. O edital prevê alimentos ricos em proteínas como carnes (bovina, suína, peixes e aves) e em vitaminas (frutas, verduras e legumes). O cardápio também prevê alimentação especial para alunos que tenham restrições alimentares ou doenças como intolerância a lactose ou diabetes.

Escolas Municipais

Desde 2017 a alimentação escolar em Águas de Lindoia passou por uma mudança em seu processo de fornecimento e na fiscalização da qualidade dos produtos. Com isso, foi possível oferecer merenda escolar de qualidade a todos os alunos matriculados, sem desperdício. Tudo com a supervisão de nutricionistas especializadas.

Foram adotados padrões de qualidade que resultaram em melhora qualitativa nutricional na alimentação dos alunos, seguindo instruções do Ministério da Saúde e de nutricionistas. Uma das principais mudanças aconteceu na ampliação do fornecimento de peixes nobres, na substituição de margarina por manteiga e de achocolatado por chocolate em pó, produtos muito mais nutritivos e com melhor aceitação pelos alunos.

A prefeitura também foi substituiu o leite de vaca integral por fórmula láctea infantil para as crianças com menos de um ano que estão na educação infantil, além de incluir produtos da linha integral como arroz, macarrão e biscoito, entre outros alimentos.

No ano passado o Conselho Federal de Nutricionistas realizou uma auditoria e constatou que todos os procedimentos de qualidade são seguidos à risca pela equipe responsável e atestou a excelente qualidade dos alimentos fornecidos a todos os alunos no município.

“Nossa alimentação escolar é referência para toda a região e agora estamos muito felizes em poder levar esta qualidade também para os alunos da rede estadual com esta parceria que estamos fazendo com o Governo do Estado. Isso só foi possível graças a uma gestão séria e comprometida dos recursos públicos do município”, afirmou a secretária de Educação, Edileia Simoneti Diani.