Educação - Quinta-feira, 23 de Janeiro de 2020

Prefeitura adquire instrumentos musicais para aulas no Ensino Fundamental e para montar fanfarras

A Prefeitura recebeu nesta semana mais de 170 instrumentos musicais e diversos acessórios que serão destinados para todas as escolas municipais de Ensino Fundamental. O objetivo é ampliar as aulas de música que já são realizadas e criar ao menos três fanfarras para apresentações em eventos cívicos e para participação em concursos e eventos em toda a região.

Grande parte dos instrumentos foram adquiridos com recursos federais (R$ 78 mil do FNDE) destinados especificamente para esta finalidade: ao todo são 20 trompetes, 20 trombones, 5 trompas, 5 bombardinos, 5 tubas, 5 caixas de marcha, 5 bumbos, 5 pares de pratos e 70 estantes para partituras. Já com recursos próprios (R$ 30 mil) foram adquiridos 12 repiniques, 18 liras, 24 caixas de 14”, 18 surdos médios e 12 surdos grandes, além de bumbos, talabartes e baquetas.

Os instrumentos serão encaminhados para as escolas Dr. Geraldo Mantovani, Comendador Pedro Facchini, Prof.ª Creusa Aparecida Mariano, Luiz Barbosa e Ivan Galvão de França.

“Estamos resgatando esta parte da nossa cultura ao reativar as fanfarras nas escolas. Esta é uma atividade que além de muito bonita, desperta nas crianças um senso de participação e de pertencimento à escola, bem como oferece a elas uma atividade muito interessante e diferenciada. Queremos que em um futuro muito próximo as nossas fanfarras voltem a se apresentar nos desfiles cívicos da cidade, deixando estes eventos ainda mais bonitos”, explicou o prefeito..

Equipamentos especiais

A Secretaria de Educação também recebeu nesta semana três importantes equipamentos para auxiliar alunos que possuem deficiência visual. Duas mesas ampliadoras foram adquiridas para trabalhar o conteúdo aplicado nas salas de aula.

Uma das mesas, que possui uma câmera de longo alcance, é capaz de ampliar na tela o conteúdo que os professores aplicam nas lousas. A outra possui um sistema que permite ao aluno com capacidade de visão reduzida fazer a leitura ampliada dos livros didáticos e revistas na tela.

Outra aquisição importante foi da máquina de escrever em braile. A máquina funciona como uma máquina de escrever comum, porém, utilizando os caracteres da linguagem escrita para pessoas cegas ou que tem grande parte da visão comprometida. “A prefeitura tinha este equipamento disponível, mas não era de nossa propriedade – era emprestada de cidades vizinhas. Hoje já temos este equipamento próprio disponível para os alunos que precisam utilizar, sem risco de ter que devolvê-lo a qualquer momento e com isso prejudicar o andamento do aprendizado”, explicou a secretária de educação do município.