Texto Maior
Texto Maior
Texto Maior
Texto Menor
Texto Menor
Texto Normal
Texto Normal
Contraste
Contraste
Libras
Libras
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Acesso à informação
Acesso à informação

Águas de Lindóia, sexta-feira, 03 de dezembro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Em virtude do COVID-19 o horário está restrito das 08:00hr às 12:00hr.

Sext
03/12
Predomínio de Sol
Máx 32 °C
Min 17 °C
Índice UV
14.0
Sáb
04/12
Predomínio de Sol
Máx 32 °C
Min 18 °C
Índice UV
14.0
Domi
05/12
Predomínio de Sol
Máx 33 °C
Min 19 °C
Índice UV
14.0
Segu
06/12
Chuvas Isoladas
Máx 30 °C
Min 18 °C
Índice UV
14.0

Saúde - Quarta-feira, 29 de Janeiro de 2020

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Prefeitura realiza 20 cirurgias de catarata e pretende zerar fila de espera deste procedimento até junho

Arquiteto do escritório Burle Marx vem ao Balneário para executar projetoPrefeitura realiza 20 cirurgias de catarata e pretende zerar fila de espera deste procedimento até junho


Prefeitura realiza 20 cirurgias de catarata e pretende zerar fila de espera deste procedimento até junho

A Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de cirurgias de catarata em parceria com o Hospital Geral Dr. Francisco Tozzi no ultimo sábado, dia 25. Vinte pacientes que aguardavam na fila de espera foram atendidos pela equipe contratada pelo município e agora se recuperam do procedimento cirúrgico.

 

“Este primeiro mutirão foi importantíssimo para que estas pessoas voltassem a ter qualidade de vida e a enxergar melhor. Já trabalhamos muito para praticamente zerar a fila de espera por exames e agora queremos dar andamento a este tipo de ação e reduzir também o número de pessoas que aguardam por cirurgias como esta”, afirmou o prefeito.

 

Atualmente, cerca de 40 pessoas seguem na fila de espera por uma cirurgia de catarata em Águas de Lindoia. O objetivo da Secretaria de Saúde é zerar este número até junho deste ano.

 

A catarata acontece quando a lente natural do olho – chamada de Cristalino – fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. A causa principal é o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas e diabetes. O tratamento da catarata é cirúrgico, não havendo outro procedimento ou medicamento para reverter o quadro.

 

Mais avanços na saúde

 

Desde 2017 o governo municipal priorizou a atenção básica e a reestruturação dos serviços de saúde para a população lindoiense. Além de reformar todas as unidades de saúde da cidade, a administração também dobrou o número de médicos que atendem a população – saltando de 12 para 25 profissionais. 

 

Esta ação, por exemplo, permitiu que maior agilidade no processo de marcação de consultas na rede básica, bem como reduziu o tempo sem atendimento no período de férias dos profissionais. Especialidades como Neurologia, Vascular, Endocrinologia, Gastroenetrologia e pequenas cirurgias tiveram mais de 90% de redução na fila de espera.

 

Outras ações importantes na área da saúde também foram realizadas nos últimos três anos como a ampliação no número de exames e o transporte de pacientes.

 

A lista de espera por exames, que tinha mais de 2,6 mil pacientes aguardando com pedidos de exames não atendidos, foi praticamente zerada e contém, em sua grande maioria, apenas pedidos feitos recentemente. Exames como Raio X e Ecocardiograma, que em 2016 somavam mais de mil pacientes na fila de espera, foram praticamente zerados já em 2017. O município ainda conta com vários tipos de exames como ultrassom, colonoscopia, endoscopia e nasofisioscopia.

 

Já para atender com qualidade os pacientes que necessitam de atendimento para exames, consultas e tratamentos que só são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em grandes centros médicos, a prefeitura adquiriu veículos novos e melhorou o sistema terceirizado de transporte. Todos os dias são disponibilizados veículos para levar pacientes a cidades como São Paulo, Campinas, Barretos, Jundiaí e Bragança Paulista.

FacebookTwitterWhatsAppImprimir

Voltar para a listagem de notícias

Águas de Lindóia Balneário Municipal

CALENDÁRIO DE EVENTOS

ACOMPANHE-NOS

UNIDADES FISCAIS

Fique por dentro dos índices - ver todas

Nenhuma unidade fiscal cadastrada no momento!

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.