Águas de Lindóia, sábado, 16 de outubro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Saúde - Sexta-feira, 13 de Março de 2020

Prefeitura define grupo estratégico para enfrentar Coronavírus

Grupo composto por membros das Secretarias de Saúde, Turismo, Desenvolvimento Social, Educação, Esporte e Administração vão acompanhar constantemente avanço da doença no país e na região e promover ações para proteger a população lindoiense

Prefeitura define grupo estratégico para enfrentar Coronavírus

Uma reunião realizada na manhã desta sexta-feira, dia 13, definiu a criação de um grupo estratégico para avaliar o avanço e definir medidas de controle e enfrentamento ao novo Coronavírus. Até a quinta-feira, dia 12, 98 casos da doença haviam sido confirmados no Estado de São Paulo. Amparo possui um caso suspeito da doença. Participaram secretários e membros das Secretarias de Saúde, Turismo, Desenvolvimento Social, Educação, Esporte e Administração, além do gabinete do Prefeito. O acompanhamento será semanal, podendo haver mais de uma reunião semanal caso seja considerado necessário.

Algumas medidas de controle foram anunciadas logo após a reunião. A prefeitura irá agilizar a contratação de equipamentos necessários como luvas, máscaras e qualquer outro equipamento de proteção individual para as equipes de saúde á frente das ações de vigilância e atendimento direto a pessoas com sintomas da doença.

A Secretaria de Saúde deve publicar na próxima semana uma recomendação para as atividades desenvolvidas pela prefeitura, especialmente aquelas que agrupem uma quantidade considerável de pessoas idosas – que é o público no qual as autoridades de saúde mais têm demonstrado preocupação quanto a evolução dos quadros de saúde para problemas respiratórios. Treinamentos e cartilhas também estão sendo preparadas para distribuição a públicos considerados como estratégicos.

Quanto aos eventos realizados por terceiros na cidade, a Secretaria de Turismo está entrando em contato com todos os organizadores com o objetivo de partilhar informações sobre a situação. Um dos eventos que seriam realizados na cidade – o encontro da Aviesp, na próxima semana – foi postergado pelos organizadores e deverá acontecer entre os dias 31 de julho e 1º de agosto. Os demais programados não sofreram alterações até o momento.

As secretarias de saúde e de turismo também planejam se reunir com hoteleiros e comerciantes com objetivo de esclarecer dúvidas e apresentar informações importantes para proteger os trabalhadores locais contra o avanço da doença.