Obras - Quarta-feira, 17 de Junho de 2020

Prefeitura investe R$ 4,5 milhões em mais uma etapa de obras de recapeamento e pavimentação

Serão beneficiadas 55 ruas e uma área pública em 15 bairros do município

A Prefeitura de Águas de Lindoia deu início nesta semana a mais uma etapa de recapeamento e pavimentação asfáltica do município. Ao todo serão mais de 100 mil m² de massa asfáltica que serão aplicados em 55 ruas e em uma área pública espalhadas em 15 bairros do município. O valor total de investimentos será de R$ 4,5 milhões, sendo a maior ação do tipo em mais de 10 anos no município.

O recapeamento será realizado em 47 ruas localizadas em diversos bairros da cidade: Casas Populares, Francos, Jardim Mirante, Jardim Alpino, Vale das Águas, Bela Vista, Assumpção, Vila Beatriz, Jardim dos Pássaros, Jardim Nova Lindoia, Moreiras e Centro. Grande parte das ruas que faz parte do cronograma de obras já não recebe recapeamento há mais de 15 anos.

A Rua Boa Vista, uma das maiores do município em extensão, será totalmente recapeada. Ela serve de ligação entre a região dos Francos ao Centro da cidade para que passa pelo lago do Cavalinho Branco. Outra rua utilizada muito por turistas e moradores da cidade é a Romualdo R. Giaciani, que liga a SP 360 até um parque aquático do município. Há também ruas consideradas em estado crítico no Jardim Alpino, Jardim Mirante e Vale das Águas, por exemplo.

O recapeamento, além de ser uma melhoria importante na infraestrutura urbana, também gera mais economia para a cidade em comparação com o serviço de tapa-buracos. Isso por que no recapeamento um novo padrão uniforme é dado como um todo nas vias pavimentadas, enquanto o tapa-buracos permite novas infiltrações e pode ocasionar novos problemas no local onde é realizado, segundo o setor de engenharia da Secretaria de Obras.

Dentre as pavimentações, além do Complexo Esportivo Humberto Corsi no bairro dos Francos, serão asfaltados trechos das ruas das Paineiras (Assumpção), da rua Acre (V. Beatriz), Equador (V. Beatriz), Rua Antonia R. de Almeida (Barreiro), Piracicaba (B. Vista), Rita F. Formágio (Casas Populares), Donato V. Renzo (Jd. Europa) e Osvaldo Fregonesi (Moreiras).

A maior parte dos recursos virá de financiamento aprovado, sendo investidos R$ 3,5 milhões a partir desta fonte. O valor foi bem inferior ao que foi orçado inicialmente e o município, apenas nesta licitação, conseguiu economizar R$ 1 milhão realizando o sistema de pregão presencial. Cerca de R$ 350 mil virão da cessão onerosa (royalties do petróleo) recebidos do Governo Federal. Há ainda dois convênios que somam R$ 670 mil, que incluem uma contrapartida do município no valor de R$ 227 mil.

Recapeamento:

RuaBairro