.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Turismo e Cultura - Sexta-feira, 27 de Agosto de 2021

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Águas de Lindoia ganha rotas de Cicloturismo

7 Circuitos para passeios de bicicleta foram criados com apoio do ciclista lindoiense Denis Mathias


Águas de Lindoia ganha rotas de Cicloturismo

A Secretaria de Turismo e Cultura anunciou nesta semana a criação de sete rotas de Cicloturismo no município. O objetivo é estimular a prática do ciclismo e do turismo de aventura na Capital Termal do Brasil aliando as belezas naturais do município com pontos turísticos e marcos históricos. A entrega do mapeamento das rotas aconteceu na sede da secretaria e foi realizada com o apoio do ciclista lindoiense Denis Mathias, que recentemente concluiu mais de 13 mil km de percurso pelo Brasil em seu projeto Rota Brasil.

Segundo Denis, as sete primeiras rotas foram detalhadas e criadas a partir de diferentes perfis. O lindoiense levou em consideração os pontos turísticos e as principais paisagens mais deslumbrantes do município. As rotas têm entre 12km e 50km de distância com elevações que oscilam entre 256m e 1.228m, o que atendem a todos os perfis de ciclistas – dos mais aventureiros aos que desafiam seus limites físicos.

“As rotas que planejamos são muito variadas e cada uma delas foi pensada de forma a apresentar Águas de Lindoia para os ciclistas. A rota dos Pontos Turísticos, por exemplo, alia nossa história e nossa cultura em um passeio urbano. Já o circuito das montanhas, com a versão light e a completa, apresentam as belezas naturais e um desafio com maior inclinação”, destacou Denis.

Para o Secretário de Turismo as rotas de cicloturismo constituem mais uma opção de atração turística para Águas de Lindoia e foca em um mercado consumidor importante: os turistas de aventura. “Este é um mercado que cresce cada vez mais dentro do segmento de turismo e nós temos muito a oferecer para este público. Quem pedala no topo do Circuito das Montanhas e segue até o Morro Pelado, por exemplo, pode contemplar uma vista magnífica, que poucas cidades no Brasil oferecem”, definiu o secretário.

As rotas 

As sete primeiras rotas possuem direções, distâncias e elevações distintas. A menor delas é o Circuito dos Pontos Turísticos, que tem 12,7km e passa pela Praça Adhemar de Barros, pelo Portal, pelo Morro do Cristo e no Balneário. Já a maior delas, a do Circuito Tabaranas e Mosquitos, tem 50,3km, sendo mais de 20km em trecho de terra, passando pelo Bairro do Barreiro e segundo sentido Lindoia e Serra Negra.

Há ainda as rotas das Montanhas Light (com 12,6km que passa pelo Brejal e pelas Sete Curvas); a Montanhas Completa (15,6km que atravessa também o Morro Pelado); a Montanhas e Ponte Nova (com 23,1km e que passa por locais como Estrada Scarpioni, Ponte Nova e Bairro dos Moreiras); o Circuito Barreiro + Palmeiras + Thermas (29,1km e que segue por localidades como o Palmeiras e Ferreirinhas); e o Circuito 1800 (com 32,5km e que segue por bairros como Barroso, Forões, Ponte Nova e Moreiras).

As rotas serão demarcadas pela Secretaria de Turismo e disponibilizadas em arquivo digital para os ciclistas em breve. A ideia é fazer com que o ciclista possa escolher a sua rota ou mesmo fazer conexões entre elas de acordo com seu interesse.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 3924 9300 da Secretaria de Turismo.

 

ROTAS DE CICLOTURISMO DE ÁGUAS DE LINDOIA

Rota

Trajeto

Distância total (km)

Distância em terra (km)

Distância em asfalto (km)

Elevação (m)

Maior inclinação (%)

Bairros ou locais de interesse

1

Circuito Pontos Turísticos

12,7

0,0

12,7

257

13,6

Praça Adhemar de Barros, Portal, Morro do Cristo, Balneário

2

Circuito das Montanhas (light)

12,6

3,2

9,4

369

15,0

Brejal, Sete Curvas

3

Circuito das Montanhas (completo)

15,6

6,2

9,4

565

21,8

Brejal, Morro Pelado, Sete Curvas

4

Circuito das Montanhas + Ponte Nova

23,1

10,8

12,3

613

15,8

Estrada Scarpioni, Ponte Nova, Moreiras

5

Circuito Barreiro + Palmeiras + Thermas

29,1

14,5

14,6

702

19,2

Barreiro, Palmeiras, Jaboticabal, Ferreirinhas, Thermas

6

Circuito 1800 

32,5

20,3

12,2

1.045

20,2

Barroso, Forões, 1800, Ponte Nova, Moreiras

7

Circuito Tabaranas + Mosquitos

50,3

20,3

30,0

1.228

18,6

Lindóia, Costas, Tabaranas, Serra Negra, Mosquitos, Barreiro, Sabonete

 

1285 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.