Águas de Lindóia, domingo, 05 de dezembro de 2021 Telefone (19) 3924-9300

Saúde - Sexta-feira, 03 de Setembro de 2021

Vigilância Epidemiológica divulga calendário de vacinação contra a raiva para o mês de setembro

Moradores da região dos Francos poderão agendar a dose em qualquer unidade de saúde neste mês

A Secretaria Municipal de Saúde de Águas de Lindoia divulgou nesta semana o cronograma da vacina de rotina contra a Raiva para cães e gatos. A ação é realizada aos sábados, entre as 9h e 11h30, por meio de agendamento prévio e obedecendo a um calendário que terá como base uma região diferente da cidade a cada semana, para facilitar o deslocamento das pessoas e seus animais de estimação para a vacinação.

No mês de setembro a ação acontecerá em três finais de semana – dia 11 no PSF do Centro, dia 18 na UBS do Bela Vista e no dia 25 no PSF das Casas Populares.

Serão vacinados somente cães e gatos com idade igual ou superior a três meses de idade. Fêmeas prenhes ou em lactação poderão ser vacinadas, desde que não se estressem na contenção, fato que poderá resultar no adiamento da vacinação, a critério do Médico Veterinário. Os animais vacinados há mais de 12 meses devem receber nova dose da vacina.

O tutor do animal de estimação deverá entrar em contato com a recepção da Unidade de Saúde de seu bairro, por telefone ou presencialmente. O agendamento estará disponível entre a segunda e a sexta-feira anteriores ao sábado dia de vacinação na unidade de saúde em que a equipe realizará a ação. A vacinação estará condicionada ao agendamento prévio de pelo menos 20 animais em cada dia e local programado e caso este número mínimo não seja atingido, os animais já cadastrados serão automaticamente reagendados para a próxima data de vacinação no mesmo bairro. Isso por que cada frasco da vacina tem conteúdo suficiente para aplicação de 25 doses e tem prazo de validade muito curto. O objetivo é evitar o desperdício de doses, que atualmente é fornecida todos os meses em quantidade controlada pelo Programa Estadual da Raiva.

No dia de vacinação é obrigatória a apresentação de documento de identificação com foto e comprovante de residência do responsável. Caso o comprovante não esteja no nome do responsável é obrigatória a apresentação de uma declaração assinada pela pessoa cujo nome consta no comprovante, afirmando que o tutor reside no endereço cadastrado. Na falta desses documentos, a vacina não será administrada. O tutor poderá agendar a vacinação de até três animais (cães e/ou gatos) por domicílio, a cada dia de vacinação. Outros animais da residência poderão ser agendados para a próxima data de vacinação no bairro. Não haverá vacinação no domicílio e não serão fornecidas doses de vacinas para o tutor vacinar seus animais na residência.

A orientação da Secretaria de Saúde é para que os animais sejam trazidos por adultos que possam conter o animal durante a aplicação da dose. Animais que estejam doentes ou mesmo convalescentes de doenças debilitantes, agudas ou crônicas, assim como em processo de recuperação de procedimentos cirúrgicos, poderão ter a vacinação adiada, a critério do Médico Veterinário. Nesse caso o tutor poderá fazer novamente o agendamento.

Será obrigatório ao tutor usar máscara facial, devidamente posicionada, conforme recomendações do Ministério da Saúde, sendo que ele será a única pessoa autorizada a estar presente no momento da aplicação da dose. A medida é importante para evitar aglomerações no local de atendimento.

Para mais informações, os interessados devem procurar a Vigilância Sanitária (Rua Colômbia, 190) ou ligar para o telefone 3824 1409.

DiaHorárioLocalEndereçoAgendamento
11/099h – 11h30PSF Centro Av. Nações Unidas, 1100