.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Objetivo é proteção do Bioma local
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou nesta semana que iniciou os trabalhos para a elaboração de um Plano Municipal da Mata Atlântica no município. Nos próximos 45 dias a Secretaria deve realizar os trâmites necessários para iniciar a construção do plano em parceria com a Associação Copaíba. O objetivo é firmar um termo de parceria e lançar oficialmente o projeto na semana da água, comemorado no dia 22 de março.
“Águas de Lindoia necessita de um levantamento detalhado das áreas que podem ser reflorestadas e recuperadas levando-se em consideração o bioma da Mata Atlântica em que estamos inseridos. E o nosso objetivo é ter, de forma concreta, este levantamento para que possamos agir”, disse José Mauro Alvarenga, secretário de Meio Ambiente.
Ainda de acordo com o secretário, as ações serão compartilhadas com o Conselho Municipal de Meio Ambiente na reunião ordinária prevista para acontecer no próximo dia 24 de fevereiro. Um termo de adesão ao projeto precisa ser construído e assinado pela Prefeitura e pela Associação Copaíba, que deverá ficar incumbida da questão técnica.
O Plano Municipal de Recuperação de Mata Atlântica deverá conter um completo diagnóstico da cobertura florestal do município, propondo ações para promover a reconstituição e recomposição de áreas de floresta com espécies nativas.
A iniciativa deve promover diversos benefícios além da questão do plantio de mais árvores nativas, como ajudar o município a ter maior capacidade de absorção de água da chuva no subsolo, gerando mais água para evitar os efeitos severos do período de estiagem; promover uma melhoria no microclima da cidade; e garantindo que áreas continuem sendo preservadas.
“Sabemos da importância de manter este bioma e de preservar o que ainda temos de Mata Atlântica, não apenas em Águas de Lindoia, mas em toda a região. Há a perspectiva ecológica, sim, mas também não podemos nos esquecer da perspectiva econômica, alimentada pelo turismo ecológico, tão importante para nossa cidade”, concluiu José Mauro.
Copaíba
A Associação Copaíba é uma organização sem fins lucrativos que atua há mais de dez anos em projetos de proteção e recuperação ambiental na região. A Associação pretende disponibilizar gratuitamente nos próximos meses uma equipe especializada na elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica com aplicação da Lente Climática, oferecendo todo o auxílio necessário para realização do processo nestes Municípios.
A associação tem por objetivo realizar a estruturação desta importante política pública observando requisitos técnicos e legais dos dispositivos da Lei da Mata Atlântica, Convenção de Diversidade Biológica e do Acordo de Paris, corroborando para implementação da Lei do Novo Código Florestal, regulamentações e programas estaduais específicos, correspondentes a elaboração do instrumento do PMMA.
.
.
.
.