Turismo e Cultura - Quarta-feira, 09 de Março de 2022

Águas de Lindoia celebra mês da água com artes, música, palestras e solenidade

Programação vai do dia 12 ao dia 27 e todos os eventos acontecem no Balneário Municipal

Águas de Lindoia celebra mês da água com artes, música, palestras e solenidade

A Prefeitura de Águas de Lindoia vai realizar uma série de eventos para marcar o mês da Água. As Secretarias de Meio Ambiente, de Turismo e Cultura, de Educação e de Esportes prepararam uma programação especial para celebrar o mais valioso recurso natural do planeta, repleta de música, de arte e marcada pela proteção ao Meio Ambiente, com todas as atividades acontecendo no Balneário Municipal – local da Fonte Philomena Tozzi, que deu origem ao município. O Dia Mundial da Água é celebrado sempre no dia 22 de março.

A programação será aberta oficialmente no sábado, dia 12, a partir das 10h com a exposição “Do Caos ao Cosmo”, da artista plástica Maria Luiza Canela. Maria Luiza é doutora em poéticas interdisciplinares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e traz para Águas de Lindoia uma exposição com painéis suspensos que vão surpreender os visitantes. A exposição é gratuita e estará disponível até o dia 03 de abril. Na manhã do sábado, dia 19, o músico Rodrigo Calhelha faz uma apresentação especial (10h).

A semana da água começa com um Culto Ecumênico em celebração à Água e a Águas de Lindoia (segunda, dia 19, 19h) e na terça-feira, Dia Mundial da Água, a população poderá aproveitar as piscinas do Balneário Municipal gratuitamente a partir das 9h.

Ainda no dia 22, às 10h, na Fonte Philomena Tozzi, uma solenidade marcará a inauguração da 1ª Nascente Modelo de Águas de Lindoia. A fonte começa a ser aberta a visitação pública em horários agendados e faz parte do plano da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de estimular a proteção de nascentes em todo o município. A seguir, o Prefeito Gil Helou assina a Carta de Adesão de Águas de Lindoia ao Plano Municipal da Mata Atlântica – projeto desenvolvido em parceria com a Associação Copaíba e que visa proteger, recompor e recuperar áreas da Mata Atlântica no município.

No dia 23, a partir das 8h, a Secretaria de Esportes organiza o II Torneio de Natação com participação das escolas do município. Ao final uma grande aula gratuita de Hidroginástica acontece no local. À noite, a partir das 20h, a terapeuta Denize Taveira apresenta a palestra “A presença da Água em diferentes ambientes”. Denize é terapeuta do Balneário Municipal e teve diversos trabalhos acadêmicos e técnicos publicados em congressos sobre termalismo e saúde.

Continuando as palestras, o Engenheiro Doutor em Saneamento, João Baptista Comparini, apresenta a palestra “Por que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento”, no dia 24, a partir das 20h. Comparini trabalhou por mais de 40 anos na Sabesp, sendo diretor de tecnologia, empreendimentos e meio ambiente da Companhia, atualmente sendo Vice-reitor do Centro Universitário Municipal de Franca (SP).

O segundo fim de semana da programação começa na sexta-feira, dia 25, com aula gratuita de Hidroginástica para a 3ª idade (10h) e segue com a Noite da Poesia em homenagem ao poeta José Paulo de Campos (dia 25, às 20h) em parceria com a Fundação Cultural Pascoal Andreta, e com apresentações musicais e de dança: apresentação do Coral Municipal Veredas (dia 26, às 10h); o encontro musical “Uma noite cheia de melodia” (dia 26, 20h) realizada pelos músicos da Igreja Presbiteriana; e com o espetáculo de dança “Movimento das Águas Dançantes”, do Grupo VMA (dia 27, 10h).

Além da programação cultural, a Secretaria de Educação e o Saae Ambiental vão promover visitas às estações de tratamento do município para apresentar o trabalho que é realizado pela companhia para a captação e tratamento de água no município.

Programação em comemoração ao Mês da Água

De 12 a 27 de março de 2022 – Balneário Municipal

Organização: Prefeitura Municipal (secretarias de Meio Ambiente, Turismo e Cultura, Educação e de Esportes), Saae Ambiental e Balneário Municipal

Parceria: Fundação Cultural Pascoal Andreta e Igreja Presbiteriana