Águas de Lindóia, domingo, 14 de agosto de 2022 Telefone (19) 3924-9300

Atendimento Atendimento: Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Meio Ambiente e Agricultura - Terça-feira, 22 de Março de 2022

Prefeitura celebra Dia Mundial da Água com inauguração de Nascente Modelo no Balneário

Também foi dado primeiro passo para o Plano Municipal da Mata Atlântica

O prefeito Gil Helou inaugurou hoje, terça-feira, dia 22, a primeira Nascente Modelo de Águas de Lindoia para celebrar o Dia Mundial da Água. A nascente Philomena Tozzi foi escolhida por ser a principal da Capital Termal do Brasil e por ser onde nasceu Águas de Lindoia. Contemplando uma das principais diretrizes do Programa Verde Azul do Estado de São Paulo, a nascente passa a ser ponto de visitação para munícipes e turistas, por meio de agendamento, a partir de abril.

“É uma grande satisfação abrir a nascente Philomena Tozzi para visitação. Tenho a certeza de que muitos lindoienses não tiveram a oportunidade de conhecer a história desta fonte e ver as águas brotando das rochas. Este é um ato de grande simbologia para Águas de Lindoia”, afirmou o prefeito, que estava acompanhado do Secretário de Meio Ambiente, José Mauro Alvarenga; do Diretor do Balneário, Rogério Rizzo; de representantes do Saae Ambiental e de outras autoridades do município.

A implantação da Nascente Modelo garante importantes pontos para Águas de Lindoia dentro do programa estadual, que mede os avanços ambientais do município a cada ano. O objetivo agora é promover as visitas, especialmente entre alunos das escolas municipais e para turistas.

As secretarias de Meio Ambiente, de Educação e de Turismo, juntamente com o Balneário Municipal, deverão apresentar em breve um cronograma de visitações e também realizar uma reunião com as empresas que realizam receptivo turístico no município. Ao final do ato, o prefeito e os presentes realizaram o plantio simbólico de três Manacás da Serra no Balneário Municipal, que em breve estará com o paisagismo todo remodelado.

Programa Municipal da Mata Atlântica

O prefeito Gil Helou também assinou hoje a Carta de Adesão de Águas de Lindoia ao Plano Municipal da Mata Atlântica – projeto desenvolvido em parceria com a Associação Copaíba e que visa proteger, recompor e recuperar áreas da Mata Atlântica no município. Com este ato, Águas de Lindoia inicia oficialmente sua caminhada no processo de planejamento de ações para preservação de importantes áreas do município.

Eventos

Para celebrar a data a Prefeitura de Águas de Lindoia está realizando uma série de eventos culturais. A programação foi aberta oficialmente no sábado, dia 12, com a exposição “Do Caos ao Cosmo”, da artista plástica Maria Luiza Canela. Maria Luiza é doutora em poéticas interdisciplinares pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e traz para Águas de Lindoia uma exposição com painéis suspensos que vão surpreender os visitantes. A exposição é gratuita e estará disponível até o dia 03 de abril.

Já se apresentaram no vão livre do Balneário o músico Rodrigo Calhelha e a Banda Lira Itapirense. Ontem, segunda-feira, dia 21, um ato ecumênico foi celebrado em ação de graças ao Dia da Água.

Amanhã, dia 23, a partir das 8h, a Secretaria de Esportes organiza o II Torneio de Natação com participação das escolas do município. Ao final uma grande aula gratuita de Hidroginástica acontece no local. À noite, a partir das 20h, a terapeuta Denize Taveira apresenta a palestra “A presença da Água em diferentes ambientes”. Denize é terapeuta do Balneário Municipal e teve diversos trabalhos acadêmicos e técnicos publicados em congressos sobre termalismo e saúde.

Continuando as palestras, o Engenheiro Doutor em Saneamento, João Baptista Comparini, apresenta a palestra “Por que a qualidade de vida está ligada às condições de higiene e saneamento”, no dia 24, a partir das 20h. Comparini trabalhou por mais de 40 anos na Sabesp, sendo diretor de tecnologia, empreendimentos e meio ambiente da Companhia, atualmente sendo Vice-reitor do Centro Universitário Municipal de Franca (SP).

O segundo fim de semana da programação começa na sexta-feira, dia 25, com aula gratuita de Hidroginástica para a 3ª idade (10h) e segue com a Noite da Poesia em homenagem ao poeta José Paulo de Campos (dia 25, às 20h) em parceria com a Fundação Cultural Pascoal Andreta, e com apresentações musicais e de dança: apresentação do Coral Municipal Veredas (dia 26, às 10h); o encontro musical “Uma noite cheia de melodia” (dia 26, 20h) realizada pelos músicos da Igreja Presbiteriana; e com o espetáculo de dança “Movimento das Águas Dançantes”, do Grupo VMA (dia 27, 10h).

Além da programação cultural, a Secretaria de Educação e o Saae Ambiental vão promover visitas às estações de tratamento do município para apresentar o trabalho que é realizado pela companhia para a captação e tratamento de água no município.

Portal atualizado em: 13/08/2022 15:51:03