Turismo e Cultura - Quinta-feira, 07 de Abril de 2022

Reunião define organização e preparativos para o Encontro Brasileiro de Autos Antigos

Encontro acontecerá entre os dias 21 e 24 de abril e marca retomada de grandes eventos na região do Circuito das Águas Paulista

O Secretário de Turismo e Cultura, Lauro Sérgio Franco, participou na manhã desta quinta-feira, dia 7, de uma reunião preparatória para o 7º Encontro Brasileiro de Autos Antigos (EBAA). O objetivo foi planejar ações que serão realizadas durante o evento que acontecer a partir do dia 21 de abril. Nos quatro dias são esperadas mais de 300 mil pessoas em Águas de Lindoia, o que significa a retomada dos eventos de grande porte no Circuito das Águas Paulista.

Participaram ainda o Secretário de Segurança Pública, Roberto Luiz Smecelatto, os organizadores Júnior Abonante, Álvaro Bellini Júnior e Vanessa Bellini; o Capitão da Polícia Militar Tiago Rodrigues Morais; o Comandante do Corpo de Bombeiros da região, Denis Porssebon Rigo; e Willians Araújo representando o setor de trânsito de Lindoia.

Além de questões ligadas à segurança pública, o trânsito na região será uma preocupação. O evento tem a tradição de mobilizar grande público e a preocupação principal é com as condições de tráfego na cidade e na região. Em 2019, ano da última edição do evento, cerca de 100 mil veículos passaram pelos pontos de acesso de Águas de Lindoia, quando o encontro reuniu mais de 400 mil pessoas. À época, muitos congestionamentos foram registrados devido a grande quantidade de veículos e apenas um acidente leve foi registrado.

“São dois anos sem o evento e esperamos muitos turistas em nossa cidade e na região por causa do evento. Esta articulação com municípios, com a Polícia Militar e Rodoviária, e com o Corpo de Bombeiros é fundamental para que tudo transcorra com tranquilidade e com segurança para todos”, afirmou o secretário de turismo, que também mencionou a expectativa do evento para a economia da cidade. “Temos hotéis com lotação máxima e muita gente se programando para visitar Águas de Lindoia durante os Autos Antigos. Este é o primeiro grande evento que será realizado no pós-pandemia e vamos estar preparados para receber os visitantes”, concluiu.

A organização do evento e a Prefeitura devem iniciar a divulgação das orientações para o público nos próximos dias.

Pandemia

O Governo do Estado liberou a realização de eventos culturais no dia 09 de março deste ano, tendo como base a estabilização do número de pessoas internadas pela Covid-19, a queda no número de mortes e a grande adesão da população pela vacinação.

Embora não seja obrigatório o uso de máscara, a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia recomendam que as pessoas que desejem visitar Águas de Lindoia durante o evento utilizem a proteção. “Embora seja um evento ao ar livre e não haja qualquer restrição, aconselhamos o uso de máscaras aos visitantes, aos trabalhadores do turismo em nossa cidade e para as equipes envolvidas na organização. É uma medida simples e que pode nos ajudar a manter os índices de contágio baixos”, argumentou Lauro Franco.