Turismo e Cultura - Sexta-feira, 06 de Maio de 2022

Festa resgata tradição e agita Águas de Lindoia em todos os finais de semana de junho

Secretaria de Turismo promove retorno de Festa Junina com danças, comidas e muita música

A Secretaria de Turismo de Águas de Lindoia, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) lançou nesta semana a retomada de uma tradição que anda esquecida, especialmente no Estado de São Paulo. Em todos os finais de semana do próximo mês uma grande Festa Junina vai resgatar comidas típicas, danças e músicas para turistas e para os lindoienses que forem à Praça Adhemar de Barros. O evento deve movimentar escolas municipais e instituições assistenciais do município.

“Queremos resgatar esta tradição realizando um dos maiores arraiais do Brasil em nossa belíssima Praça Adhemar de Barros. As escolas estão sendo convidadas para apresentações de quadrilha; instituições como a Apae, Rotary e o Lar São Camilo de Lelis convidados a participar com barracas e com renda revertida para as suas ações assistenciais; e estamos planejando uma grande programação para o mês de junho”, afirma o Secretário de Turismo, Lauro Franco.

Na Praça Gourmet que deve ser instalada as comidas típicas das festas juninas serão o destaque. Além da pipoca, da maçã do amor, da canjica e do quentão e vinho quente, a secretaria quer incrementar o cardápio com lanches de pernil, pastéis e diversos tipos de doces.

As brincadeiras também serão destaque na Festa Junina de Águas de Lindoia: para os apaixonados haverá o Correio Elegante. Quem desejar se aventurar e pular a fogueira poderá tentar a sorte, assim como se esforçar para subir no pau de sebo. E para aqueles que querem pregar uma peça nos amigos, a cadeia do evento estará funcionando.

Programação

A Secretaria pretende divulgar a programação completa nos próximos dias. Uma missa campal poderá ser realizada para celebrar São João, normalmente comemorado no dia 24 de junho. A data é atribuída ao nascimento de São João Batista, homem que batizou Jesus Cristo. Porém, devido ao início da Novena de N. S. das Graças, a data ainda deve ser analisada e divulgada em breve.

A programação também deve contemplar atividades que integrarão turistas e lindoienses. A rede hoteleira já está sendo informada da proposta de programação para que os monitores possam agendar as atividades junto aos hóspedes.

Mais eventos

Com o lançamento nesta semana da programação da Festa do Sertão (maio), da Festa Junina (junho) e com a programação do Festival de Inverno (julho) sendo concluída nos próximos dias, o objetivo do Secretário de Turismo, Lauro Franco, é aproveitar a onda criada a partir dos Autos Antigos e da Abav Travel SP, realizados recentemente, para manter um calendário de eventos para os próximos 90 dias.

“Estamos trabalhando neste planejamento para fazer com que Águas de Lindoia volte com força total nos eventos para receber nossos turistas nesta retomada econômica. Este esforço envolve antecipar ao máximo o planejamento e fazer com que os eventos sejam partilhados com a hotelaria e o comércio da cidade. Para isso, estamos já realizando o planejamento para o período de agosto a dezembro”, explicou Lauro.

A Secretaria quer realizar eventos diversos em agosto e um festival gastronômico diferenciado em setembro. O Bubble Gun Treffen (BGT), evento tradicional da cidade, foi confirmado nesta semana e será retomado em novembro. Além disso, a secretaria quer uma programação ainda mais diferenciada para o Natal das Águas deste ano.