Cultura - Terça-feira, 28 de Junho de 2022

Prefeitura celebra 106 de fundação de Águas de Lindoia com inaugurações e apresentações musicais

Praça Vereador Pércio Fioravante, reforma da Biblioteca Municipal e nova iluminação do Balneário Municipal serão entregues à população na sexta-feira, dia 1º

Inaugurações, homenagens e atrações culturais estão na programação da Prefeitura de Águas de Lindoia para marcar os 106 anos de fundação do município. O cronograma definido pela administração municipal prevê inaugurações na tarde e na noite de sexta-feira, dia 1º; a solenidade tradicional e a missa em ação de graças na manhã de sábado, dia 2 de julho e apresentações musicais da programação do Festival Inverno das Águas.

A primeira solenidade será a inauguração da Praça Vereador Pércio Fioravante, prevista para acontecer às 17h30. Construída para compor uma nova concepção arquitetônica e oferecer mais um ponto de lazer para a população, a praça foi construída no local em que havia o antigo prédio da Diretoria de Saúde, na Avenida das Nações Unidas.

Em seguida, a prefeitura realiza uma solenidade para inauguração da reforma da Biblioteca Municipal e da nova iluminação do Balneário Municipal. O evento deve ter início às 19h30, no Balneário.

A Biblioteca Municipal Germano Gelmini passou por uma grande reforma após as fortes chuvas do verão. Um novo telhado foi instalado e o prédio recebeu outros reparos e uma nova pintura. Já a iluminação do Balneário destaca a área externa com luzes de tecnologia de LED e com equipamentos que permitem a programação de cores que devem dar um novo e moderno visual ao prédio, bem como a nova iluminação nas áreas internas.

As três obras juntas foram viabilizadas por um investimento de mais de R$ 500 mil em recursos do município.

Na manhã do dia 2 de julho, a partir das 8h30, terá início a solenidade de hasteamento das bandeiras e de homenagem ao fundador de Águas de Lindoia, o Dr. Francisco Tozzi, no Balneário Municipal. Autoridades do município e familiares do fundador deverão estar presentes para o ato que será realizado em frente ao busto do médico italiano. Logo após, às 10h, terá início a Missa em Ação de Graças aos 106 anos de Águas de Lindoia na Igreja de N. S. das Graças.

A fundação

Oficialmente, o município comemora a sua fundação em 02 de julho. A data foi determinada pelo então prefeito de Águas de Lindoia, Dr. Adolfo Mantovani, por meio de Lei (1.354) em 1981. Isso por que até aquele momento não existia uma data oficial que determinasse o dia da fundação do município. O dia foi escolhido pela tradição e história e a data em que se comemora também o dia da padroeira Nossa Senhora das Graças.

O Dr. Francisco Tozzi nasceu na comuna de Benevento, província de Nápoles, Itália, em 1870. O médico italiano chegou ao Brasil em 1900, aos 30 anos, passando a residir em Socorro a convite de um tio, pároco da cidade. Pouco tempo depois ele soube da existência de uma nascente de água que curava feridas em um povoado próximo. A nascente ficava em um morro chamado “Águas Quentes”.

Após analisar as propriedades da água ele constatou a radioatividade das fontes e o poder curativo das águas e adquiriu as terras ao redor das fontes, iniciando a construção de hotéis e de um balneário, iniciando tratamento de pacientes com águas termais.