Saúde - Sexta-feira, 22 de Julho de 2022

Prefeitura abre nova turma para Grupo de Combate ao Tabagismo

Inscrições começam a partir do dia 25 de julho

Prefeitura abre nova turma para Grupo de Combate ao Tabagismo

Quem deseja parar de fumar e ganhar qualidade de vida terá mais um apoio a partir do mês de agosto. A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia abre na próxima segunda-feira, dia 25, as inscrições para o Grupo de Combate ao Tabagismo. O trabalho é realizado no sistema de grupo motivacional aliado à medicação de apoio, dependendo da avaliação médica. Uma em cada três pessoas que participa dos grupos consegue parar de fumar, índice considerado elevado tendo em vista a dificuldade que os dependentes da nicotina têm em abandonar o cigarro.

Segundo a assistente social e coordenadora do grupo, Alcitânia de Oliveira, os grupos trabalham três dependências: a química, referente a nicotina; a comportamental, quando a pessoa alia o uso do tabaco com um hábito, como, por exemplo, fumar após beber um café ou uma bebida alcoólica; e a psicológica, que trata os efeitos do vício no cotidiano do indivíduo.

Os participantes do programa contam com uma equipe capacitada e especializada composta por um cardiologista, psicóloga e enfermeiros. O grupo é aberto a novas participações todas as semanas e recebe, em média, cerca de 15 pessoas. “Trabalhamos preparando a pessoa para que ela decida se realmente quer parar de fumar ou não. Tem que ser um desejo ou uma necessidade dela”, afirma Alcitânia.

Para saber mais sobre o Programa de Combate ao Tabagismo os interessados devem procurar o Caps, que fica na Rua Araci Bocault Tortelli, 215, no bairro Le Villete. O telefone para informações é o 3824 1577.