.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Saúde - Segunda-feira, 12 de Setembro de 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Setembro Amarelo: Águas de Lindoia lança protocolo de prevenção ao suicídio e realiza palestra na quinta-feira, dia 15

Secretaria de Saúde local integra campanha nacional de saúde mental visando prevenção e acolhimento de pacientes


Setembro Amarelo: Águas de Lindoia lança protocolo de prevenção ao suicídio e realiza palestra na quinta-feira, dia 15

A Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) realizam a partir desta semana diversas ações de conscientização dentro do Setembro Amarelo – uma campanha nacional de prevenção ao suicídio. A principal ação será o lançamento de um protocolo local para acolhimento e tratamento do paciente que apresenta sinais de depressão grave a partir das unidades de saúde do município. Também haverá palestra e capacitação para os servidores e profissionais de saúde.

O Protocolo de Prevenção e Suporte para casos potenciais ou de tentativa de suicídio contempla informações sobre identificação de casos e a condução adequada a partir de qualquer unidade de saúde do município, seja ela vinculada à prefeitura ou da rede particular. Com a adoção do protocolo, qualquer pessoa que chegar até qualquer unidade de saúde e apresentar sinais de automutilação ou de depressão grave receberá acolhimento profissional. Os casos serão notificados à Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município e o paciente será encaminhado para o Caps. 

O Protocolo será adotado a partir deste mês e uma capacitação específica sobre o conteúdo será realizada pela Secretaria de Saúde no próximo dia 21 de setembro, a partir das 19h, em local a ser definido. Profissionais da rede municipal, do Hospital São Camilo e das secretarias de Educação e Saúde participarão. A capacitação também será aberta e gratuita para profissionais da rede particular interessados. As informações poderão ser obtidas pelo telefone 3824 1577.

Ações

Uma palestra organizada pela Secretaria de Saúde sobre o tema da campanha Setembro Amarelo acontecerá na próxima quinta-feira, dia 15, a partir das 19h no plenário da Câmara Municipal. O evento será aberto ao público e contará com a participação da médica Maitê Dahdal, que atua no Programa de Saúde da Família no município, é pós-graduada em Cuidados Paliativos e em Gestão de Clínicas e leciona na Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP).

Além disso, todas as unidades de saúde já estão ornamentadas com a cor da campanha e os servidores públicos da saúde estão usando o lacinho amarelo, numa forma de manter a campanha presente durante todo o mês. Prédios e monumentos, como o Balneário e o Cristo Redentor, devem ostentar a partir desta semana a cor amarela.

A campanha

Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas. 

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia. 

Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade. 

952 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.