Meio Ambiente e Agricultura - Sexta-feira, 03 de Março de 2023

Prefeitura irá aderir ao Programa Rotas Rurais

Ação deve facilitar a localização de propriedades rurais no município, facilitando a logística e integração no município

Prefeitura irá aderir ao Programa Rotas Rurais

O Secretário de Meio Ambiente, José Mauro Alvarenga, recebeu na semana passada um técnico da Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo para tratar da adesão do município ao Programa Rotas Rurais. O objetivo é mapear e endereçar eletronicamente as propriedades rurais, garantindo maior facilidade de acesso a produtos e serviços para os moradores e produtores rurais de Águas de Lindoia.

O Programa Rotas Rurais leva tecnologias da informação e de geolocalização para promover integração entre diversos setores, oferecendo serviços mais eficientes à população do campo, através de uma plataforma de acesso remoto compartilhada com os municípios do estado. As aplicações envolvem a atribuição de endereço codificado, disponibilização de mapas logísticos e roteadores interativos que permitirão a rápida localização da propriedade rural e suas rotas de acesso, promovendo a mobilidade, conectividade, segurança, educação saúde, serviços públicos e privados, políticas públicas mais eficientes e transformação social.

Ao cadastrar uma propriedade o local recebe um Endereçamento Rural Digital, que funcionará como um CEP rural personalizado, chamado Plus Code – uma tecnologia do Google que permite a localização com precisão da entrada de cada propriedade ou estabelecimento rural. Além disso, será possível traçar rotas precisas para que pessoas, produtos e serviços possam chegar com mais facilidade a estes locais.

“Este serviço vai impactar a produção agrícola de Águas de Lindoia, o comércio local, bem como estimular o Turismo Rural. Com a tecnologia será possível garantir rotas seguras e precisas para todas as propriedades rurais cadastradas do município, facilitando a vida das pessoas e o acesso das propriedades aos produtos e serviços que hoje, por falta desta tecnologia, dificulta muito o acesso para eles”, afirmou o secretário.

A prefeitura vai assinar a carta de adesão e um programa de trabalho deverá ser elaborado para que ainda neste mês de março ocorra a validação e distribuição do CEP Digital junto aos proprietários.