Saúde - Segunda-feira, 06 de Novembro de 2023

Águas de Lindoia prorroga Campanha de Multivacinação até dia 14

Objetivo é atualizar carteira de vacinação de crianças e adolescentes entre 0 e 15 anos de idade

Águas de Lindoia prorroga Campanha de Multivacinação até dia 14

A Secretaria de Saúde de Águas de Lindoia prorrogou a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes com idades entre 0 e 15 anos até o dia 14 deste mês. A iniciativa conta com o apoio da Casa da Amizade e do Rotary Club de Águas de Lindoia.

Todas as doses de vacina referentes a imunizações constantes no calendário nacional estarão disponíveis. As unidades de saúde permanecerão atendendo diariamente das 9h às 12h e das 13h às 16h. Adultos que precisam de doses de reforço também poderão procurar o sistema municipal de saúde neste período.

Importância

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm), o calendário vacinal do adolescente contempla uma série de vacinas, sendo que as principais são a Tríplice Bacteriana (dTpa - Difteria / Tétano / Coqueluche), Meningite ACWY, HPV e Influenza (Gripe). Essas são as vacinas necessárias na adolescência, obviamente considerando que todas as vacinas da infância foram aplicadas. Ou seja, se o adolescente ainda não foi vacinado com todas as vacinas esperadas na infância, é preciso tomar as vacinas: Pneumocócica, Meningite B, hepatite A, hepatite B, tríplice viral (Sarampo / Caxumba / Rubéola) e febre amarela.

O reforço é estritamente recomendado em casos em que a imunização perde seu efeito com o passar dos anos, pela diminuição dos anticorpos, como por exemplo, as doses contra o tétano, a difteria e a coqueluche. Além disso, existem situações em que o jovem não recebeu a vacina no momento certo de sua infância devido à ausência/falta da dose na época.