Saúde - Sexta-feira, 22 de Março de 2024

Prefeitura inicia Campanha de Vacinação contra a gripe na segunda-feira, dia 25

Vacina protege contra três tipos de vírus. Todas as unidades de saúde estarão aplicando a dose

Prefeitura inicia Campanha de Vacinação contra a gripe na segunda-feira, dia 25

A partir desta segunda-feira, dia 25, a Prefeitura de Águas de Lindoia inicia a Campanha de Vacinação contra a Influenza. O objetivo é minimizar as complicações decorrentes das infecções causadas pelo vírus Influenza com a chegada do outono e a aproximação do inverno, quando as pessoas estão mais propícias a algum tipo de infecção respiratório-viral. O período de imunização será até o dia 31 de maio, sendo o Dia D de mobilização nacional no dia 13 de abril, em conformidade com o Ministério da Saúde.

A vacinação em Águas de Lindoia acontecerá em todas as 4 salas de vacinas da rede municipal de saúde, sempre das 9h às 12h e das 13h às 16h.

A expectativa é de aplicar cerca de 4 mil doses no público-alvo desta primeira fase da campanha. Podem-se vacinar: idosos com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de 5 anos, 11 meses e 29 dias, trabalhadores de saúde (serviços públicos e privados), gestantes, puérperas (45 dias após o parto), professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças Armadas e das forças de segurança e salvamento, pessoas com doenças crônicas e outras comorbidades, com deficiência permanente (a partir de 12 anos), caminhoneiros e trabalhadores do transporte coletivo urbano e rodoviário passageiros.

Importância da vacinação

Também conhecida como gripe, a Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório e tem elevada transmissibilidade.  A vacinação que imuniza a população na rede pública é trivalente, ou seja, protege contra três tipos de Influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

A vacina é segura e reduz as complicações que podem levar aos casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos principalmente nos grupos de alto risco.  Por isso, é preciso que o público-alvo compareça aos postos para receber a dose.

Esta ação está de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU: