.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
População já pode procurar unidades de saúde para se vacinar
Nesta semana o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que vai acontecer até o dia 14 de junho. A expectativa da campanha é reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar medidas para a erradicação da doença. Em Águas de Lindoia todas as unidades de saúde estarão realizando a vacinação. O dia D acontecerá no sábado, dia 8 de junho, das 8h às 17h.
A campanha deste ano é muito importante para o enfrentamento à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Ou seja, o esquema vacinal e a dose de reforço serão feitos exclusivamente com a VIP, a partir do segundo semestre de 2024. Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração.
O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989 e, cinco anos depois, em 1994, recebeu a certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem. No entanto, no ano passado, o país foi classificado como de alto risco para a reintrodução do poliovírus pela Comissão Regional para a Certificação da Erradicação da Poliomielite na Região das Américas (RCC).
Essa categorização se deu a partir do desempenho das coberturas vacinais, dos indicadores de vigilância epidemiológica das paralisias flácidas agudas (PFA) e do status de contenção laboratorial dos poliovírus, por exemplo.
COVID
A Prefeitura também realiza vacinação contra a Covid 19 com doses da vacina Spikevax monovalente. O imunizante foi atualizado devido à necessidade de proteção para as novas variantes da doença.
Mesmo com esquema vacinal completo, e desde que a última dose tenha sido administrada há mais de três meses, a população acima de 5 anos dos grupos prioritários deve buscar uma Unidade de Saúde para realizar essa atualização.
E quais são esses grupos prioritários?
- pessoas com 60 anos ou mais;
- gestantes e puérperas;
- pessoas que vivem em instituições de longa permanência;
- pessoas imunocomprometidas;
- pessoas em situação de rua;
- trabalhadores da saúde;
- pessoas com deficiência permanente;
- pessoas com comorbidades; pessoas privadas de liberdade;
- adolescentes cumprindo medidas socioeducativas;
- funcionários do sistema de privação de liberdade;
* ribeirinhos;
* quilombolas;
* indígenas.
ODS:
.
.
.
.