Assistência Social - Terça-feira, 19 de Abril de 2016

DADS realiza reuniões voltadas aos beneficiários do Programa Ação Jovem

A Diretoria de Desenvolvimento e Assistência Social (DADS) de Águas de Lindóia realizou na última semana, nos dias 13 e 14 de abril, reuniões socioeducativas voltadas aos beneficiários do Programa Social Ação Jovem. Os encontros, condicionados á permanência das famílias nos programas, são realizados mensalmente no Centro de Referência em Assistência Social – CRAS.
Segundo a Diretoria, a cada reunião é debatido um tema de interesse dos participantes, como o objetivo de promover a reflexão e a integração do grupo por meio do trabalho motivacional. Na edição de abril, as reuniões abordaram o tema “Drogas, Legal É Prevenir”. A reunião, que teve o convite estendido para jovens que não integram o programa foi conduzida por uma Psicóloga Social, que abordou as mudanças que ocorrem no decorrer da adolescência além de enfatizar a prevenção e alertar sobre as diversas formas de evitar situações que favoreçam o contato com as drogas. Além da aula teórica acerca do assunto, os participantes do programa se subdividiram em 3 grupos para a realização de uma dinâmica, que consistiu na apresentação dos tipos de drogas, na abordagem de suas consequências e nas alternativas de prevenção.

Na ocasião também foi reforçado pelos coordenadores dos programas sobre a importância do comprometimento dos beneficiários com relação a pontualidade e frequência nas reuniões

Ação Jovem: O Programa Ação Jovem é um Programa de transferência de renda com objetivo de estimular a conclusão da educação básica e preparar o jovem para o mercado de trabalho. O público atendido são estudantes de 15 a 24 anos que devem cumprir como condicionalidades frequência escolar mínima de 75% e participar das reuniões mensais socioeducativas.

As reuniões socioeducativas tem o objetivo de estimular o debate de assuntos de interesse do público jovem, com temas sempre atuais que são trabalhados através de dinâmicas, palestras e troca de experiências.