Saúde - Quarta-feira, 04 de Maio de 2016

Vacinação contra gripe teve início no último sábado, 30 em Águas de Lindóia

A Prefeitura de Águas de Lindóia, por meio da Diretoria Municipal de Saúde iniciou no último sábado 30, a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza. Segundo a diretora de Saúde, Helga Emanuelle Resquiotto, a vacina encontra-se disponível nas unidades de saúde: UBS José Alves de Andrade, PSF II Alexandre Gatolini, PSF I Ambulatório Sétimo Formágio, PSF Dr. José Egidio de Alvarenga Junior e UBS Lídia Maria de Godoi Rodrigues. No município, a  meta é atingir 5.164 pessoas vacinadas até o último dia da campanha, que será no dia 20 de maio.

O Dia ‘D’ de mobilização nacional ocorreu no último sábado, quando os postos de saúde: UBS José Alves de Andrade; PSF I Sétimo Formágio; PSF Dr. José Egidio de Alvarenga Junior e UBS Lídia Maria de Godoi Rodrigues ficarão abertos no período das 8h às 17hs.  Na ocasião, foram vacinadas aproximadamente 1.100 pessoas.

Conforme o Ministério da Saúde, o público alvo da campanha são os idosos, a partir dos 60 anos, crianças com idade variando entre 06 meses a 05 anos (incompletos), trabalhadores de saúde, as gestantes e as puérperas (até 45 dias após o parto), os indígenas, os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; a população privada de liberdade; os funcionários do sistema prisional vinculadas à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP/ESP) e os adolescentes e jovens, com idade entre 12 a 21 anos que se encontrem sob medida socioeducativa. A vacinação destes grupos é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a mais efetiva estratégia de prevenção para a redução da ocorrência da doença.

A meta é vacinar, pelo menos, 80% de cada um dos grupos prioritários para a vacinação. Durante a campanha, os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais deverão apresentar documentos como laudo médico, receita, carteirinhas dos programas de saúde, prescrição médica ou outro documento que comprove a sua condição clínica para receber vacina.

A vacina contra influenza é a trivalente, não contém vírus vivos e não causa a doença, sendo contraindicada para pessoas com alergia grave ao ovo de galinha e para aqueles que já apresentaram reação anafilática a doses anteriores.

“Convocamos todas as pessoas que fazem parte dos grupos a comparecerem nas unidades para receber as doses. A população precisa estar alerta e comparecer para receber as doses, evitando assim, o aparecimento de complicações respiratórias”, explicou a diretora de Saúde, Helga Emanuele Resquioto.

Sobre a Gripe – A gripe Influenza é uma infecção viral que afeta o sistema respiratório, mas precisamente o nariz, garganta e brônquios. A Influenza A (gripe comum) é uma infecção respiratória causada pelo vírus influenza e, mesmo com a vacinação, existem alguns cuidados no dia a dia que são fundamentais e que ajudam a evitar a transmissão da doença. Entre essas recomendações está a de cobrir a boca e o nariz quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; lavar as mãos com frequência e sempre que tossir ou espirrar; utilizar lenço descartável para higiene nasal. São medidas simples e que podem ajudar na prevenção, pois a doença é contagiosa e de fácil transmissão. Ao espirrar, tossir ou falar, uma pessoa gripada dispara o vírus que fica no ar por tempo suficiente para ser transmitido para outra pessoa.