Prefeitura mantém qualidade e variedade da merenda gastando 40% menos

Educação - Quarta-feira, 15 de Março de 2017


Prefeitura mantém qualidade e variedade da merenda gastando 40% menos

Um balanço divulgado pela Secretaria de Educação e Cultura apontou uma redução de 40% no valor pago à empresa terceirizada que administra a merenda escolar no município no mês de fevereiro na comparação com o ano passado. A economia chegou a R$ 52 mil, porém a equipe de nutricionistas da prefeitura permanece de olho na qualidade e a variedade da merenda escolar servida diariamente para os cerca de 2,5 mil alunos da rede municipal.

 

Vários processos foram reavaliados e otimizados. O controle dos alimentos recebidos da agricultura familiar agora está mais organizado. A Prefeitura alugou um espaço próximo ao Ceac para fazer a logística dos alimentos – recebimento, controle de qualidade, separação e transporte dos produtos. Tudo o que é adquirido pelo município agora é pesado e conferido. Na quarta-feira, por exemplo, a prefeitura recebeu mais de 700kg de frutas da estação fresquinhas – banana e abacate.

 

Há também um controle mais apurado das refeições que são servidas diariamente nas 16 instituições de ensino atendidas pela prefeitura. Cada diretor de escola agora é responsável pela conferência do número de refeições servidas. A medida serve para melhorar o controle e confrontar com os dados constantes da nota fiscal emitida pela empresa terceirizada.

 

Avaliação nutricional

 

As nutricionistas também estão realizando o atendimento aos alunos com necessidades nutricionais específicas. Alunos com diabetes, intolerâncias ou alergias estão recebendo alimentos específicos, de acordo com as prescrições médicas enviadas pelos pais.

 

Periodicamente, as nutricionistas também realizam avaliações nutricionais em todos os alunos da rede municipal, verificando peso e estatura. Estas informações servem de base para um trabalho importante de educação nutricional realizado nas escolas.

 

Todo este trabalho realizado pelo município se tornou referência para trinta cidades da região. Recentemente, a equipe de nutricionistas foi premiada por um órgão vinculado à Unifesp pela criação de um projeto de integração entre as equipes responsáveis pela merenda escolar nas escolas de Águas de Lindoia.

 

Por Departamento de Imprensa

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia