Febre Amarela: Informações importantes para a população lindoiense

Saúde - Sexta-feira, 07 de Abril de 2017


Febre Amarela: Informações importantes para a população lindoiense

Ontem (quinta-feira, dia 6), o Ministério e a Secretaria Estadual de Saúde alteraram a classificação do município de Águas de Lindoia como sendo de área ampliada para vacinação contra a Febre Amarela. Preparamos a seguir um conjunto de perguntas e respostas para que a população fique bem informada sobre este assunto importante:

 

Como está a situação relativa à Febre Amarela em Águas de Lindoia?

 

A situação é de normalidade. A Vigilância Epidemiológica permanece atenta, monitorando os sinais de alerta para a presença da doença no município, como o aparecimento de macacos mortos. 

 

Algum macaco morto já foi encontrado no município?

 

Não. Até o presente momento não há notícia de animais mortos no município de Águas de Lindoia. Também não existem sinais da presença da Febre Amarela no município.

 

Já existem casos confirmados de febre amarela na região? 

 

Sim. Existe apenas um caso confirmado da doença na região, mas a situação permanece controlada pelas autoridades de saúde. 

 

Estou preocupado (a) com a doença. Preciso ir até uma unidade de saúde para me vacinar?

 

O município segue as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde para aplicar as vacinas. Águas de Lindoia passou a ser considerada uma área ampliada para vacinação contra a Febre Amarela e uma estratégia especialmente planejada começará a ser aplicada para imunizar a população que ainda não recebeu a dose da vacina. 

 

O que a Prefeitura está fazendo para proteger a população?

 

Para assegurar a saúde da população, a prefeitura começará a imunizar a população residente em áreas estratégicas, que ficam próximas às matas nos limites (divisa) do município, de forma a criar uma espécie de barreira. Serão aplicadas cerca de 700 doses a partir deste sábado, dia 8, quando agentes farão a vacinação em todas as residências destas áreas estratégicas. Esta ação se estenderá progressivamente para os moradores da zona urbana até que a imunização seja totalmente concluída. 

 

Eu já tomei uma dose da vacina. Preciso tomar outra dose agora?

 

Não é necessário tomar outra dose e você pode ficar tranquilo. Segundo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde quem tomou apenas uma dose da vacina já está protegido contra a Febre Amarela. 

 

Quem não pode tomar a vacina?

 

A vacina não pode ser aplicada em gestantes, bebês com menos de nove meses, pessoas alérgicas a ovo e seus derivados e pessoas com problemas no sistema imunológico devido a doenças como câncer e Aids ou por tratamento. Pessoas com doenças autoimunes precisam passar por avaliação clínica antes de receber a dose, portanto, devem procurar orientação médica.

 

Idosos podem se vacinar?

 

Testes indicam que pessoas com mais de 60 anos têm maior risco de sofrer efeitos colaterais graves a partir da vacinação. O aconselhável nestes casos é procurar orientação médica antes de tomar a vacina.

 

Perdi meu cartão de vacinação e não me recordo se tomei a vacina. Como devo fazer?

 

Procure a unidade de saúde e tente verificar seu histórico. Caso não seja possível, consulte se há a necessidade de agendamento da vacina na mesma unidade de saúde.

 

Não tomei a vacina, mas não pretendo viajar. Preciso me vacinar imediatamente? 

 

Apenas se você vive nestas áreas consideradas estratégicas. A vacina, neste caso é apenas um método de prevenção dentro de uma estratégia de imunização. As áreas rurais têm prioridade por estarem mais suscetíveis aos mosquitos que transmitem a doença. Não há risco de uma epidemia da doença na zona urbana e a Secretaria de Saúde continua realizando este monitoramento em todo o município (zonas urbana e rural). A estratégia adotada é eficaz para garantir a qualidade de vida e a saúde dos lindoienses.

 

Como faço para saber mais a respeito e tirar outras duvidas?

 

Procure orientação especializada na unidade de saúde mais próxima da sua casa ou ligue diretamente para a Secretaria de Saúde, no telefone 3824 1409.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia