Arquitetos do Escritório Burle Marx analisam Praça Adhemar de Barros

Obras - Quinta-feira, 24 de Agosto de 2017


Arquitetos do Escritório Burle Marx analisam Praça Adhemar de Barros

Prefeitura quer revitalizar espaço seguindo conceitos e as ideias originais de Burle Marx

O principal cartão postal de Águas de Lindoia recebeu nesta semana a visita técnica de dois arquitetos do escritório de paisagismo Burle Marx. Atendendo a convite do prefeito Gil Helou (PDT) e do Secretário de Obras, Maurício Mantovani, os arquitetos vieram ao município avaliar o estado da Praça Adhemar de Barros, projetada pelo paisagista Roberto Burle Marx na década de 50.

Na reunião preliminar, o secretário entregou uma carta de boas-vindas do prefeito, onde ele apresenta os principais pontos de interesse do município e a relevância da praça para a história e para o turismo no município. O prefeito esteve em viagem oficial à Brasília e não pode recepcioná-los pessoalmente. Em seguida, os arquitetos visitaram a praça.

Durante os dois dias em que estiveram na cidade, Júlio Ono e Gustavo Leivas realizaram um levantamento tendo como base o projeto original criado pelo maior paisagista brasileiro. Eles avaliaram o estado da praça e as mudanças ocorridas no espaço público nos últimos 60 anos.

“Este primeiro contato foi importante por que pudemos vivenciar o espaço e entender a importância da área para a cidade. A praça é como se fosse o pulmão da cidade”, afirmou Ono. Animado com o que viu, o arquiteto afirmou que, apesar das modificações feitas ao longo do tempo, a praça ainda mantém as principais características. “Ficamos felizes por que a estrutura original pensada pelo Roberto ainda está viva”, afirmou.

Para Leivas, muitas modificações foram realizadas sem observar o conceito original, descaracterizando a praça. “Sem planejamento, no longo prazo, você perde a legibilidade e as características. É importante voltar com esse olhar da obra, do que ele pensou e tentar resgatar o que foi imaginado”, disse o especialista.

Para o secretário Mauricio Mantovani, a visita dos arquitetos faz parte de uma primeira fase da revitalização da Praça Adhemar de Barros. “Para realizarmos as reformas que pretendemos precisamos de um projeto que respeite os conceitos e as ideias que Burle Marx concebeu. Ao longo de muitos anos aconteceram diversas modificações que acabaram por não respeitar o projeto inicial. Agora, queremos que a praça ganhe vida novamente a partir desse olhar histórico”, afirmou o secretário.

Legado

Júlio Ono é filho de Haruyoshi Ono, arquiteto considerado discípulo e herdeiro artístico de Roberto Burle Marx. Haruyoshi começou a trabalhar com Burle Marx em 1965 como estagiário e ao longo de 30 anos assinou várias obras em parceria, se tornando sócio no escritório que leva o nome do mestre.

Com a morte de Burle Marx em 1994, Haruyoshi Ono assumiu o escritório, dando continuidade à criação e elaboração de projetos tanto no Brasil como no exterior. Ele esteve à frente também de obras importantes como o Museu do Amanhã e o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, além do Parque City Centre, em Kuala Lumpur, na Malásia.

Haruyoshi Ono faleceu em janeiro deste ano aos 73 anos de idade. Seu legado e o legado de Burle Marx agora são levados à diante pelos filhos Júlio e Isabela, além de Gustavo, que é sócio do escritório.

 

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia