Campanha de doação de sangue acontece em Águas de Lindóia no dia 27

Assistência Social - Quarta-feira, 20 de Setembro de 2017


Campanha de doação de sangue acontece em Águas de Lindóia no dia 27

Na quarta-feira, 27 de setembro, o Hemocentro da Unicamp realiza mais uma coleta de doadores voluntários em Águas de Lindóia. A ação acontece no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Cristo Rei, das 9h às 12h. Realizada a cada dois meses no município, a campanha conta com o apoio da Prefeitura Municipal e da Casa da Amizade. Desde o início deste ano a ação já consegui coletar mais de 200 bolsas de sangue.

Para ser doador de sangue, de acordo com o Ministério da Saúde, é preciso ter mais de 50 kg, ter entre 18 e 65 anos de idade e sentir-se bem, com saúde. É preciso também apresentar documento com foto. No dia da doação, a pessoa não deve estar em jejum, deve ter feito repouso mínimo de 6 horas na noite anterior, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores, evitar fumar 2 horas antes da doação e evitar alimentos gordurosos.

E ainda, segundo o Ministério da Saúde, não pode doar sangue quem teve diagnóstico de hepatite após os 10 anos de idade, mulheres grávidas ou que estejam amamentando, pessoas que estão expostas à doenças transmissíveis pelo sangue, como Aids, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e aqueles que tiveram relações sexuais com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses. E aqueles que foram vacinados para a febre amarela devem esperar 30 dias para poderem doar sangue novamente.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia