Prefeitura e Saae lançam plano para ampliar abastecimento de água no município

Gabinete do Prefeito - Quinta-feira, 17 de Maio de 2018


Prefeitura e Saae lançam plano para ampliar abastecimento de água no município

Plano conta com ações imediatas e de curto, médio e longo prazos para diversificar captações e equilibrar o sistema

O prefeito e o vice-prefeito e Presidente do Saae Ambiental iniciaram nesta semana um plano de ações com o objetivo de diversificar, ampliar e preservar as bacias que serão utilizadas para o abastecimento de água no município. Com ações de curto, médio e longo prazos, o plano possui ações para garantir melhores condições de captação, tratamento e distribuição em Águas de Lindoia.

A principal linha estratégica do plano é ampliar a base de abastecimento, já que mesmo em condições normais, a bacia do Ribeirão das Águas Quentes não garante um volume de água sustentável para atender a demanda nos dias atuais e no futuro.

Para isso, Prefeitura e SAAE querem abrir uma nova linha de captação no Rio do Peixe e criar uma nova barragem. Hoje, a demanda de água tradada para todo o município é de 90 litros por segundo e estimativa do Saae é de que o Rio do Peixe tem a capacidade de fornecer 120 litros/s, garantindo o abastecimento. Toda a água captada pelo novo sistema vai ser direcionada para a Estação de Tratamento de Água do Jaboticabal, que será ampliada.

Uma barragem provisória foi construída para facilitar a captação das bombas na Elevatória do Jaboticabal e a prefeitura já trabalha para torná-la permanente, dentro das normas ambientais. Além deste aumento na captação, a reativação temporária de poços artesianos espalhados em vários pontos do município vai permitir uma redução na exploração do Ribeirão das Águas Quentes e diminuir a dependência do município desta única opção, dando mais estabilidade ao sistema. O município já havia realizado no ano passado o bombeamento de água do Ribeirão do Jaboticabal para aumentar a capacidade da Represa do Kalil e deverá manter esta ação.

Questão ambiental

A legislação do município também terá que ser alterada para garantir o abastecimento de água no futuro levando em consideração a questão ambiental. O gabinete do prefeito já trabalha em atualizações no Plano Diretor e no Plano Municipal de Saneamento Básico para definir novas ações e prioridades que vão garantir o uso racional e sustentável da água.

Medidas como a recuperação e reflorestamento de áreas estratégicas como o Ribeirão das Águas Quentes e de nascentes e áreas de recarga em toda a cidade deverão ser incluídas no projeto que será encaminhado para a Câmara Municipal. Os proprietários de imóveis localizados na área do ribeirão já foram notificados pela prefeitura para regularizar a situação relativa à mata ciliar no leito.

Dentro do planejamento de curto prazo também constam a aquisição de novos reservatórios de água que deverão aumentar a capacidade de armazenamento de água tratada.

No médio/longo prazos a Prefeitura e o Saae irão trabalhar por recursos nas esferas estadual e federal para financiar o projeto de desassoreamento do lago do Cavalinho Branco. Embora este processo vá aumentar a estocagem de água relativa ao equivalente a cerca de 10 dias de consumo normal, a administração entende que a medida é necessária não apenas para garantir mais água para o abastecimento, mas também como ação ambiental de grande importância para Águas de Lindoia. A estimativa é de que sejam necessários cerca de R$ 6 milhões para realizar a obra e a principal preocupação é com o impacto ambiental do descarte da terra acumulada no lago, que necessita de local apropriado e de aprovação da Cetesb para ser realizada.

O prefeito Gil Helou esteve reunido com representantes do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee) do Estado para tratar do desassoreamento e da destinação de recursos para a aquisição de dois reservatórios. Técnicos da Cetesb estiveram no mês passado em Águas de Lindoia para verificar as condições do lago e solicitaram informações do Saae sobre opções para direcionar os resíduos a serem retirados no processo de desassoreamento.

Retomada de ações

A última grande obra para captação e tratamento de água foi realizada há 20 anos, com a construção da Estação de Tratamento de Água do Jaboticabal.

O planejamento da administração pública para os próximos quatro anos já prevê obras e ações para melhoria na captação, armazenamento e distribuição de água no município. No Plano Plurianual (PPA) já constam a ampliação e reforma da ETA II (Jaboticabal) e a ampliação do sistema de reservatórios de água e melhorias na rede de distribuição.

O Saae Ambiental também continuará trabalhando para evitar desperdício de água tratada. Equipes intensificaram o trabalho de verificação na rede de distribuição e tentam reduzir ao máximo o tempo de manutenção após a constatação de vazamentos ou acidentes na rede.

 

Plano de Ações para o Abastecimento de Água

Ações imediatas

- Bombeamento de água de nascentes para alimentar a ETA do Jaboticabal

- Aumento na captação de água do ribeirão no bairro do Jaboticabal

- Captação provisória de Poços Artesianos para garantir fornecimento durante a estiagem

Ações de curto prazo

- Aquisição de reservatórios para aumentar a estocagem de água tratada para distribuição

- Revisão do Plano Diretor

- Revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico

Ações de médio/longo prazos

- Reflorestamento e recomposição de mata ciliar e em áreas de recarga

- Captação de água do Rio do Peixe para ampliar e diversificar a base de recursos hídricos para abastecimento

- Desassoreamento do lago do Cavalinho Branco

 

 

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia