Evento acontece nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro, de quinta-feira a domingo, na Praça Adhemar de Barros; tradicional festa traz muita comida de qualidade, aulas-show gratuitas e boa música
Águas de Lindoia, a “Capital Termal do Brasil”, recebe no feriado prolongado da Independência, de 6 a 9 de setembro, quinta-feira a domingo, o Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”. O evento, sucesso de público por onde passa, retorna à estância hidromineral pelo segundo ano consecutivo para celebrar a oitava edição.
Reconhecida como uma das principais feiras do gênero do Estado de São Paulo, a festa leva à Praça Adhemar de Barros, o badalado cartão-postal da estância hidromineral do Circuito das Águas Paulista, suas características exclusivas e uma programação especial voltada para toda a família.
O público tem a chance de degustar pratos diversificados da culinária raiz, clássicos da gastronomia nacional e internacional, cervejas e chopes artesanais, além de conhecer e levar para casa produtos regionais da feira do produtor. Serão mais de 20 operações entre gastronomia e produtores. Aulas-show, com a participação de chefes renomados, shows musicais todos os dias e espaço kids para as crianças incrementam ainda mais o evento.
O “Sabores da Terra” tem início na quinta-feira (6), às 18h, com atrações previstas até às 22h. Na sexta-feira (7), feriado em que se comemora a Independência do Brasil, e no sábado (8), o festival acontece das 12h às 22h e, no domingo (9), das 11h às 16h.
A entrada é 1 quilo de alimento não perecível. O ingresso faz parte da proposta solidária que acompanha a marca desde a primeira edição e a arrecadação será revertida em prol do Fundo Social de Solidariedade de Águas de Lindoia.
Terceiro ano de sucesso
Criado em 2016 pela Elo Produções, o evento entra em seu terceiro ano de atividades pelo interior do Estado de São Paulo. Seis cidades já receberam o formato inovador do festival – Indaiatuba, Valinhos, Vinhedo, Jaguariúna, Holambra e Águas de Lindoia. Juntas, as festas realizadas nestes municípios reuniram 60 mil visitantes.
O festival se mantém fiel à filosofia de valorizar a gastronomia regional e promover a interação e o intercâmbio entre chefs, cozinheiros e produtores rurais. O resgate das memórias e da cultura das regiões por onde passa é um dos diferenciais do “Sabores da Terra”.
“Quem passar pelo evento vai saborear iguarias que só se encontram no interior. Nosso estado é tão rico, carregado de histórias e repleto de cozinheiras e cozinheiros de mão cheia. São receitas seculares que passam de geração para geração e podem se perder com o tempo, por isso queremos divulgar cada vez mais essa gastronomia de raiz, essa culinária caipira com seus ingredientes típicos e carregados de sabor”, conta Renata Tannuri Meneghetti, idealizadora do festival e proprietária da Elo Produções.
Horas e horas de sabores e diversão
A segunda passagem do Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” por Águas de Lindoia conta com o apoio da Prefeitura Municipal e vai reunir na Praça Adhemar de Barros ao menos 20 expositores, que trazem uma infinidade de pratos, produtos e sabores.
Mais uma vez o público vai encontrar novidades gastronômicas, que fazem parte dos principais festivais do gênero realizados no País. É o caso do porco espalmado, assado por inteiro, da equipe do Apaixonados por Churrasco. A churrasqueira é acesa no início da madrugada e depois de horas de cozimento, o prato é servido por volta do meio-dia, após ser “pururucado” e fatiado em porções. O resultado é de dar água na boca.
A oitava edição do “Sabores” ainda traz como destaque o assador Fábio Barbosa e a equipe do Rancho do Maiado, todos filiados à Associação dos Churrasqueiros do Brasil. Fábio, da cidade vizinha Monte Sião (MG), vice-campeão na Competição Nacional de Churrasqueiros do Chile e campeão da 1ª Copa Sul-americana de Churrasco, em Campo Grande (MS), vai pilotar o braseiro de um “Varal de Carnes”, que reúne linguiça artesanal, costelinha suína e fraldinha bovina, além de churrasco vegetariano, com abóbora cabotiá, mandioquinha, batatas e abacaxi.
A Queima do Alho, tradição da culinária típica das comitivas de peões de boiadeiro, cujo cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de chapa, também ficará sob o comando de Fábio. A comida é feita em fogão improvisado, bem próximo ao chão. Para fazer a “Queima”, que é uma das estrelas do “Sabores da Terra”, Fábio Barbosa contará com a ajuda da Comitiva do Rancho do Maiado.
Chefs fazem aulas-show gratuitas
A presença de chefs renomados durante o Festival Gastronômico Itinerante "Sabores da Terra” já se transformou em tradição. Para a edição de Águas de Lindoia, a chef Mariana Helou, vencedora do Reality “Que Seja Doce”, do canal fechado GNT, fará uma aula de brigadeiro para os baixinhos na sexta-feira (7), feriado, às 14h30.
Graduada em Hotelaria, Mariana Helou foi a Londres, onde se formou Chef Pâtissier através da prestigiada escola francesa Le Cordon Bleu, além de especializar-se em decoração de bolos na Westminster College. A presença da chef no evento vai prestigiar e valorizar os talentos locais, já que Mariana é de Águas de Lindoia.
No dia seguinte, sábado (8), também às 14h30, é a vez do agrônomo Lucas Simão entrar em cena com uma aula de Charcutaria. Simão aprendeu a fazer linguiça há 10 anos em Bragança Paulista (SP), cidade que ficou famosa em todo o País pela iguaria, e se apaixonou pela arte.
Aprofundou-se no assunto com diversos cursos, inclusive no Sul do País. Nos “Pampas”, aprendeu as técnicas tradicionais dos imigrantes europeus sem o uso de conservantes e químicas. Atualmente cursando Gastronomia e filiado ao movimento Slow Food, uma das bandeiras levantadas pelo evento, Simão prega a valorização dos produtos locais e dos pequenos produtores.
A terceira aula-show da edição do “Sabores da Terra”, em Águas de Lindoia, será feita pelo chef Lucas Constantini, de Monte Sião (MG), no domingo (9), às 14h30. O profissional vai ensinar ao público que estiver na arena a receita de um bombom de damasco com morango, que chama “Amor ao Entardecer”.
Lucas Constantini é formado em Gastronomia pelo Senac de Águas de São Pedro, com pós-graduação em Gestão de Qualidade em Gastronomia. O chef se especializou em confeitaria. Participou de vários cursos na área e é campeão do reality “Que Seja Doce”, do GNT. Lucas Constantini ainda é medalha de bronze no Desafio “Hall da Fama”.
Shows agitam os 4 dias de evento
Para animar ainda mais a festa na Praça Adhemar de Barros, o Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra” traz shows especiais com artistas locais e da região.
A programação começa na quinta-feira (6), às 20h30, com a presença da dupla Adryan & Adriel, que faz sucesso na região do Circuito das Águas Paulista e já participou de inúmeros programas de televisão, como o “Caminhos da Roça”, da EPTV, afiliada da Rede Globo.
No feriado de 7 de setembro, sexta-feira, duas apresentações estão agendadas no parque gastronômico da praça principal de Águas de Lindoia. Às 12h30, sobe ao palco o Grupo de Viola Caipira Morena da Fronteira. A corporação é um dos destaques da cultura raiz no Estado e oferece ao público um repertório de sucessos sertanejos que marcaram época. Orquestras de viola, como a Morena da Fronteira, são presenças obrigatórias no festival que prestigia a cultura caipira.
Depois, às 21h, a banda D.I.Z no More faz um show acústico. Conhecida por abrir apresentações de grandes nomes da música na casa Red Eventos, em Jaguariúna, o grupo promete agitar a noite do feriado com clássicos do rock internacional.
Para o sábado (8), mais dois shows estão programados. O grupo Triloucura abre a programação às 12h30 com samba de roda da melhor qualidade. Ás 21h está de volta ao festival a consagrada banda The Brothers, que traz clássicos internacionais e que promete não deixar ninguém parado. A dupla Jonas e Diego fecha a grade musical no domingo (9), a partir das 12h30, com sucessos do universo do sertanejo universitário.
O Festival Itinerante “Sabores da Terra” volta a Águas de Lindoia graças a credibilidade alcançada junto aos patrocinadores, como a Castelo Alimentos, empresa parceira desde a primeira edição em 2016. O evento acaba de ganhar o apoio da Lindoia Premium, uma das referências do mercado de água mineral no Brasil e que será a água oficial do festival. Seu aquífero cristalino está localizado na Serra da Mantiqueira, região onde fica Águas de Lindoia. A empresa pretende acompanhar o evento nas demais cidades.
Para essa edição os hotéis oficiais do festival são: Hotel Vacance, Hotel Guarany e Hotel Fredy, todos apoiadores do evento e preparados para receber os turistas amantes da gastronomia.
Serviço
8º Festival Gastronômico Itinerante “Sabores da Terra”
Local – Praça Adhemar de Barros, Centro, Águas de Lindoia-SP
Dias – 6 a 9 de julho, quinta-feira a domingo
Horários:
Quinta-feira – 18h às 22h
Sexta-feira (feriado) e sábado – 12h às 22h
Domingo – 11h às 16h
Entrada – 1 quilo de alimento não perecível
Informações – www.festivalsaboresdaterra.com.br
Realização – Elo Produções
Co-realização – Wb Vinhedo
Apoio – Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia e Secretaria de Turismo, Cultura e Lazer
Água Oficial – Lindoia Premium
Patrocínio – Castelo Alimentos, Hebling, Hotel Guarany, Vacance Hotel e Hotel Fredy
Shows
Quinta-feira – 6/9
20h30 – Adryan & Adriel (Sertanejo)
Sexta-feira – 7/9
12h30 – Grupo de Viola Caipira Morena da Fronteira (Sertanejo Raiz)
21h – D.I.Z. no More Acústico (Rock Classic Nacional e Internacional)
Sábado – 8/9
12h30 – Grupo Triloucura (Samba e Pagode)
21h – The Brothers (Pop Rock Nacional e Internacional)
Domingo – 9/9
12h30 – Jonas e Diego (Sertanejo Universitário)
Águas de Lindóia