Prefeitura realiza ações para prevenção do câncer de mama e de colo de útero em Águas de Lindoia

Saúde - Terça-feira, 09 de Outubro de 2018


Prefeitura realiza ações para prevenção do câncer de mama e de colo de útero em Águas de Lindoia

No mês de outubro a Prefeitura de Águas de Lindóia realizará diversas atividades em razão da Campanha Outubro Rosa que visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações serão desenvolvidas por meio das secretarias de Saúde, Assistência Social, Esportes e do Fundo Social de Solidariedade. A campanha tem início com a iluminação do Cristo Redentor na cor rosa. As atividades são gratuitas e abertas ao público, exceto as realizadas nas unidades de saúde que são voltadas para os usuários de cada localidade.

No domingo, dia 21 de outubro, das 9h às 13h, o projeto Ação Social no Bairro terá uma edição especial no pátio da Igreja Nossa Senhora Aparecida, no Bairro Bela Vista, com o “Espaço da Mulher”, onde serão oferecidos, além dos serviços de costume como cortes de cabelo e manicure, orientações sobre prevenção e diagnóstico de câncer de mama.

Na terça-feira, dia 23, às 8h30, acontece a Caminhada Rosa. A concentração para o alongamento será no pátio da Câmara Municipal. Em seguida, os participantes percorrerão a avenida das Nações Unidas e retornarão ao ponto de partida. Pede-se aos participantes, se possível, que se vistam com uma peça de roupa rosa para alertar sobre a causa.

Já na quarta-feira, dia 24, às 10h, no Balneário, será realizada uma palestra sobre saúde da mulher, auto estima e motivação logo após a aula de Lian Gong que acontece todas as quartas-feiras, a partir das 9h no local.

Palestras e exames

As unidades de Saúde do município oferecerão palestras sobre a saúde da mulher com foco na prevenção de câncer de mama e de colo de útero. As atividades acontecerão na terça-feira, dia 9, às 14h30, no Centro Umuarama; na quinta, dia 18, às 9h, no PSF II das Casas Populares; e na sexta, dia 26, no posto do Bairro dos Francos.

Também no mês de outubro as unidades de saúde farão coleta de Papanicolau das 17h às 19h. O objetivo é atingir as mulheres que trabalham em horário comercial. As usuárias devem agendar o exame previamente por telefone, nas unidades referentes aos seus bairros e apresentar RG e cartão SUS no dia da coleta. (Informações no quadro abaixo)

O exame de Papanicolau deve ser realizado anualmente por mulheres com vida sexual ativa para detectar alterações e doenças no colo do útero, como inflamações, HPV e câncer.

 

 

COLETA DE PAPANICOLAU DAS 17h às 19h

 

Confira as datas de coleta em cada unidade e o telefone para agendamento:

 

15/10

UBS BELA VISTA

3824 5099

 

16/10

PSF III – CENTRO

3824 5920

 

17/10

PSF II – CASAS POPULARES

3824 5581

 

18/10

UBS FRANCOS

3824 6783

 

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia