Campanha de Vacinação contra a gripe já imunizou 50% do público-alvo e prefeitura prepara equipes volantes para o sábado

Saúde - Sexta-feira, 10 de Maio de 2019


Campanha de Vacinação contra a gripe já imunizou 50% do público-alvo e prefeitura prepara equipes volantes para o sábado

Mais de 50% da população lindoiense que faz parte do público-alvo da Campanha de Vacinação contra a Gripe já tomou a dose em uma das unidades de saúde do município. A Secretaria de Saúde da prefeitura divulgou um balanço nesta quinta-feira, dia 9, com o resultado da campanha que segue até o fim deste mês.

Das 5,7 mil pessoas que devem ser vacinadas, 2.476 já receberam a dose. Segundo o levantamento, mais de 95% dos professores das redes municipal e estadual já foram imunizados. A maior quantidade de pessoas vacinadas vem do público idoso, com quase 1,5 mil vacinações – o que representa 56% do total estimado.

No último sábado, dia 4, aconteceu o Dia D nas unidades de saúde, que ficaram abertas das 8h às 17h para imunizar a população. A prefeitura também abriu postos no Bairro do Barreiro, no Jardim Europa e no Jaboticabal no final de abril para vacinar a população destas regiões. Nesta ação as unidades volantes atenderam pessoas acamadas e que não poderiam se deslocar até os postos fixos.

Neste sábado, dia 11, as unidades volantes estarão nos bairros Moreiras, Brejal, Morro Pelado, Jardim do Lago, Tanques, Pimentéis, Palmeiras e Grotão Paulista das 8h às 17h. A campanha continua com as vacinas sendo aplicadas diariamente nas unidades Sétimo Formágio (PSF 1 – Casas Populares), Dr. Wilson Marcílio (UBS – Bela Vista) e Dr. Egydio de Alvarenga Júnior (PSF 3 – Centro) até o dia 31.

A campanha tem como meta vacinar 90% das pessoas integrantes do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde. São considerados como públicos prioritários além das crianças e gestantes, as mulheres que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.

A vacina deve não deve ser aplicada em pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves, devendo aguardar a melhora clínica para a aplicação.  A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Para mais informações e esclarecimento de dúvidas a Secretaria de Saúde atende pelo telefone 3824 1409, das 8h às 17h.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia