Prefeito e Secretário de Turismo participam de reunião com secretário estadual

Turismo e Cultura - Quinta-feira, 12 de Setembro de 2019


Prefeito e Secretário de Turismo participam de reunião com secretário estadual

O Prefeito e o Secretário de Turismo de Águas de Lindoia participaram nesta terça-feira, dia 12, de uma reunião do Circuito das Águas Paulista com o secretário estadual do Turismo, Vinícius Lummertz. O objetivo foi debater a implantação de rotas cênicas integrando os municípios que fazem parte do Circuito. O Consórcio esteve representado por seu presidente, o prefeito de Socorro André Bozola, e estava acompanhado do vice-prefeito de Lindoia, Pedro Tortelli, além de gestores ligados ao turismo das nove cidades com integram o Circuito das Águas.

O objetivo do Governo do Estado é criar um projeto de rotas cênicas para fomentar o turismo, desenvolvendo temáticas que tenham identidade com a região onde serão implementadas e construir elementos que possam atrair turistas no entorno das rodovias como pontos de parada para observação, hotéis, cafés e restaurantes, entre outros. “Queremos que as rotas cênicas não incluam exclusivamente espaços para contemplação da natureza, mas também locais para que as pessoas possam vivenciar experiências e contar com opções que tornem a estrada um autêntico parque temático para o turista”, destacou Lummertz. O secretário adiantou ainda que o governo vai realizar um amplo estudo, em conjunto com a Universidade de São Paulo, que irá nortear as diretrizes do projeto. 

O Consórcio do Circuito das Águas acredita que a proposta será muito positiva para a região devido ao fato da região contar com natureza exuberante como um aspecto potencializador da iniciativa.

Outras ações

Durante a reunião com o secretário outras propostas foram debatidas, como a obtenção do selo de Indicação Geográfica (IG) para os cafés especiais produzidos no Circuito das Águas Paulista. O selo de Indicação Geográfica é concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (Inpi) após uma ampla análise que envolve aspectos agrícolas, geográficos, históricos e culturais. O selo também irá agregar valor e abrir portas para mercados internacionais. Com  lavouras situadas na Serra da Mantiqueira entre 850 e 1.350 metros de altitude, a região Circuito das Águas Paulista produz grãos com intenso aroma frutado e floral, características que os tornam únicos e os  diferenciam dos cafés de outras áreas do País. 

Outra proposta levada pelo Consórcio ao secretário Vinícius Lummertz visa o incentivo ao cicloturismo na região, com a criação e implantação de rotas ciclísticas integrando os municípios do Circuito das Águas, promovendo o turismo sustentável e incrementando a circulação de visitantes entre os municípios.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia