Coleta Seletiva começa a ser feita em toda a cidade a partir de segunda-feira, dia 16

Meio Ambiente e Agricultura - Quinta-feira, 12 de Setembro de 2019


Coleta Seletiva começa a ser feita em toda a cidade a partir de segunda-feira, dia 16

Após um processo de conscientização nas escolas e de um processo de planejamento e logística, a Coleta Seletiva deve ser expandida para toda a cidade a partir desta segunda-feira, dia 16. O projeto idealizado pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Águas de Lindoia agora será ampliado, tendo a participação efetiva do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico da Região do Circuito das Águas (Cisbra). Até pouco tempo a secretaria realizava a coleta apenas na região das Casas Populares e Jardim Europa e agora passará a acontecer em todos os bairros.

Nas últimas semanas os técnicos da empresa AE&C realizaram um trabalho nas escolas. Esta empresa foi contratada pelo Cisbra para coletar e processar o material reciclável coletado em Águas de Lindoia.

Há cerca de duas semanas todas as diretoras de escolas municipais de ensino fundamental participaram de uma reunião preparatória. Elas foram responsáveis por viabilizar as atividades nas escolas e a empresa responsável pela coleta deverá apresentar o conteúdo aos alunos e à comunidade escolar.

A Secretaria de Meio Ambiente ficará encarregada da fiscalização e acompanhamento das atividades da empresa no município, que terá como dever manter a prefeitura informada e atualizada de suas atividades, bem como de seus resultados, medições e eventuais diagnósticos.

“Esta é uma grande vitória para o Meio Ambiente do município. Iniciamos este projeto há mais de um ano e o resultado foi muito positivo. Agora, com a adesão ao Cisbra, poderemos ampliar o serviço para toda a cidade, reduzindo nossa produção de resíduos e até mesmo gerando emprego e renda na cidade”, comemora José Mauro Alvarenga, secretário de Meio Ambiente.

A Coleta Seletiva na cidade

A coleta seletiva foi iniciada em Águas de Lindoia em 2018 nas Casas Populares, passando pouco tempo depois para o Jardim Europa. Além de abranger os dois bairros, a coleta também acontecia junto a grandes produtores de resíduos, como os hotéis.

Na época, técnicos realizaram várias palestras de conscientização e um trabalho de comunicação que envolveu toda a comunidade. Em apenas quatro meses, os números da coleta aumentaram e movimentavam até mesmo a economia local, gerando quatro empregos diretos e outros dez indiretos. Até o fim do ano passado a coleta beneficiava mais de 6 mil pessoas no município.

 

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia