BOLETIM INFORMATIVO 02

Saúde - Sexta-feira, 20 de Março de 2020


BOLETIM INFORMATIVO 02

[ BOLETIM INFORMATIVO – CASOS SUSPEITOS DE CORONAVÍRUS EM ÁGUAS DE LINDOIA ]

Atualização(12h03): um decreto com novas medidas será publicado em instantes contendo novas medidas de proteção a população.

LEIA ATENTAMENTE ATÉ O FIM

Águas de Lindoia vem tomando todas as medidas necessárias para evitar a propagação do Coronavírus na cidade e manterá toda a população devidamente informada sobre o que acontece no município durante este período e novas ações protetivas serão anunciadas ainda hoje. A Secretaria de Saúde do município notificou as autoridades de saúde sobre mais um caso suspeito da Covid-19, a saber:

- Um novo caso suspeito, de uma mulher, cerca de 25 anos, que apresentava quadro de dificuldade respiratória, pressão arterial normal, sem febre. A paciente foi transferida para a Unicamp (Campinas) na noite de ontem (quinta-feira, dia 19) onde recebeu todos os cuidados. A prefeitura recebeu a informação de que a paciente evoluiu para óbito na manhã de hoje. A prefeitura e a secretaria de saúde expressam suas condolências aos familiares e amigos, para quem direcionamos nossas orações e pensamentos.

Sobre os dois casos suspeitos divulgados anteriormente, a prefeitura ainda aguarda o resultado dos exames laboratoriais e ambos permanecem sintomáticos e em observação pela Secretaria de Saúde, em isolamento domiciliar.

Em todos os casos suspeitos os pacientes e as pessoas que tiveram contato com eles estão sendo monitorados pelas autoridades de saúde locais, que seguem todos os protocolos indicados pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde.

SOBRE A CONFIRMAÇÃO OU NÃO DE CASOS SUSPEITOS: Importante esclarecer a população que quando um paciente apresenta sintomas da doença e passa a integrar a lista de casos suspeitos, A CONFIRMAÇÃO OFICIAL SE DÁ APENAS APÓS O RESULTADO DE EXAMES LABORATORIAIS, com a contraprova, se necessária, segundo o protocolo do Ministério da Saúde que é seguido pelas Secretarias Estadual e Municipal de Saúde. Os exames são encaminhados para a Secretaria de Estado, que organiza o processo. Tão logo os exames retornem resultados negativos ou positivos, as informações serão atualizadas e um novo boletim será publicado pela Secretaria de Saúde.

MAIS AÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE: A Secretaria Municipal de Saúde está contratando mais profissionais de saúde em caráter emergencial para reforçar o atendimento à população.

IMPORTANTE: Neste momento a divulgação de informações pela Prefeitura terá o trabalho de combate e prevenção ao Coronavírus como foco principal. Para que nossa cidade, nossa região e nosso país possam vencer esta batalha no mais breve tempo possível, pedimos que as pessoas evitem fazer qualquer tipo de especulação. A Secretaria de Saúde e a Assessoria de Comunicação Social prestarão todas as informações necessárias e cabíveis para o momento. Como forma de respeito pelos pacientes, seus familiares e pelos trabalhadores de saúde da cidade e do país, pedimos que evitem a divulgação e reprodução de informações duvidosas, falsas ou sem verificação oficial.

A PREFEITURA ESTÁ FAZENDO A PARTE DELA E TODOS PRECISAM TAMBÉM FAZER A SUA PARTE: SIGA TODAS AS ORIENTAÇÕES DAS AUTORIDADES DE SAÚDE!

Juntos vamos enfrentar e vencer este desafio! Vamos somar forças!

ORIENTAÇÕES DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE - O QUE FAZER:

- Saia de casa apenas se for realmente necessário e evite aglomerações como eventos e festas;
- Pessoas que não estão doentes não precisam se preocupar em utilizar máscaras. Máscaras são para uso de pessoas enfermas, para seus cuidadores para os profissionais de saúde;
- Evite procurar o sistema de saúde desnecessariamente. Em caso de apresentar sintomas semelhantes aos do Covid-19/Coronavírus, procure uma unidade de saúde evitando ao máximo o contato com outras pessoas;
- Lavar cuidadosamente as mãos com água e sabão ou com Álcool Gel 70º após tossir, espirrar e colocar as mãos em objetos de uso comum. Evitar cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mão;
- Manter a casa e os espaços de convívio sempre ventilados;
- Manter distância mínima de 2 metros de pessoas que tenham sintomas de gripe;
- Idosos são prioridade e o grupo que mais suscetível às complicações da doença. Portanto, os cuidados com este público específico são importantíssimos. A orientação das autoridades de saúde é para que se evite o contato de crianças com os idosos (avós com seus netos);
- Procure se informar corretamente junto às autoridades de saúde, canais de comunicação oficiais da prefeitura, da secretaria de estado e do ministério da saúde. Somente junto a estes canais podem-se obter orientações e informações que realmente ajudam a evitar a propagação do Coronavírus e a salvar vidas de verdade.

EM CASO DE DÚVIDAS RECORRA SEMPRE AOS TELEFONES OU DEMAIS CANAIS DE COMUNICAÇÃO DA PREFEITURA.

#PrefeituraEmAção #ÁguasDeLindoia #Saúde #Educação #Turismo #Esporte #Administração #DesenvolvimentoSocial #Comunicado


 

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia