Águas de Lindóia inicia a Campanha “Fique Sabendo”

Saúde - Quarta-feira, 25 de Novembro de 2020


Águas de Lindóia inicia a Campanha “Fique Sabendo”

A Prefeitura de Águas de Lindóia, por meio da Secretaria de Saúde, realiza na próxima semana a Campanha “Fique Sabendo”, que tem por objetivo incentivar a realização de testes de AIDS e Sífilis. Equipes realizarão os testes entre os dias 1º e 7 de dezembro nas unidades de saúde do município, sendo que o resultado será liberado em poucos minutos. 

Os testes são distribuídos pelo Ministério da Saúde e o exame é rápido, seguro e confiável, feito com apenas algumas gotas de sangue coletadas do dedo ou um pouco de saliva.  Por meio do teste, é possível saber se a pessoa tem ou não o vírus HIV. Em caso positivo, a pessoa é encaminhada para iniciar o tratamento no serviço de saúde. O mesmo procedimento é adotado nos casos positivos para Sífilis.

A AIDS não tem cura, mas conta com tratamento gratuito pelo SUS, o que permite ao paciente ter mais qualidade de vida. Além disso, muitas pessoas tem o vírus e não sabem, podendo transmiti-lo para outras pessoas. E ainda, em caso de gravidez, as mães com HIV que fazem o tratamento têm 98% de chance de terem filhos sem HIV se fizerem o tratamento. 

Já a Sífilis tem cura e também conta com tratamento gratuito pelo SUS. Porém, a pessoa infectada pode viver muito tempo sem apresentar sintomas e isso faz com que a doença avance silenciosamente e se agrave. Em caso de gravidez, o tratamento é fundamental para que a criança não apresente a doença. E muito importante também é que o parceiro sexual realize o teste.

Quem precisa fazer o teste – Pessoas com vida sexualmente ativa; que fizeram sexo (oral, vaginal, anal) sem camisinha, ou se a camisinha rompeu; quem tem ou teve tuberculose ou hepatites; quem tem, teve ou acha que teve uma infecção sexualmente transmissível (IST); quem compartilhou seringas e agulhas; mulheres grávidas ou que pretendem engravidar. 

 

Fique Sabendo Águas de Lindoia

Confira os locais e horário para a realização dos testes

DataLocal

Horário

 

01/12Unidade de Saúde “Lídia Rodrigues” / Francos17h – 20h
02/12Unidade de Saúde “Wilson Marcílio” / Bela Vista17h – 20h
03/12Unidade de Saúde “José Egidio Alvarenga” / Centro17h – 20h
04/12Praça Pe. Francisco Salvini (praça do Forró) / Bela Vista13h – 17h
05/12Praça da Igreja / Popular08h – 12h
07/12Unidade de Saúde “Alexandre Gatolini” / Popular17h – 20h

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia