Prefeito assina adesão a consórcio para compra de vacinas contra o Covid-19

Saúde - Terça-feira, 02 de Março de 2021


Prefeito assina adesão a consórcio para compra de vacinas contra o Covid-19

O Prefeito de Águas de Lindoia participou na tarde desta segunda-feira, dia 1º de março, de uma reunião da Frente Nacional de Prefeitos (FNP) que debateu a compra de vacinas contra a Covid-19 pelas administrações municipais. A medida é possível graças ao entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que estados e municípios podem adquirir doses caso o Programa Nacional de Imunização (PNI) não seja cumprido. 

Ao final da reunião, o prefeito assinou um termo de manifestação de interesse para a adesão ao consórcio público que está sendo formado por municípios em todo o país para a aquisição de vacinas. O objetivo é que o município compre doses suficientes para imunizar a população lindoiense caso o Governo Federal não consiga suprir a demanda. A previsão é de que o consórcio seja criado até o dia 22 de março.

“Nosso objetivo é simplesmente garantir um plano ‘B’ no caso de haver disponibilidade de doses para compra e existir qualquer entrave para que essas vacinas cheguem até a nossa população. Queremos garantir vacina para todos os lindoienses no mais breve tempo possível e permitir que tudo volte a normalidade, com saúde para todos”, afirmou o prefeito.

Até ontem 66 municípios já haviam registrado interesse em participar do consórcio. A FNP esclareceu que não há possibilidade de compra imediata de doses e que a formação do consórcio garante segurança jurídica no caso do PNI não conseguir suprir a demanda, sendo uma alternativa para que os prefeitos possam agir dentro da legislação.

Até o fim de fevereiro Águas de Lindoia já havia imunizado 672 pessoas entre profissionais de saúde, trabalhadores de instituições de longa permanência de idosos e idosos com 80 anos ou mais. Desde o início da pandemia até o dia 1º de março foram confirmados 768 casos da doença e 12 óbitos.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia