Águas de Lindoia celebra 105 anos de fundação com missa e solenidade

Cultura - Terça-feira, 29 de Junho de 2021


Águas de Lindoia celebra 105 anos de fundação com missa e solenidade

Na próxima sexta-feira, dia 2, Águas de Lindoia celebra 105 anos de sua fundação. E para marcar a data uma missa em Ação de Graças e a tradicional solenidade no Balneário Municipal serão realizadas. Devido à pandemia da Covid-19 a homenagem deve reunir apenas poucas autoridades e não será aberta ao público, evitando aglomeração e atendendo aos protocolos de segurança.

A missa acontecerá às 9h na Igreja de Nossa Senhora das Graças, enquanto a solenidade deve ter início logo após, às 10h. Na oportunidade, além do hasteamento das bandeiras ao som do hino nacional e do hino de Águas de Lindoia, também haverá a homenagem no busto do fundador, Dr. Francisco Tozzi.

A fundação

Oficialmente, o município comemora a sua fundação em 02 de julho. A data foi determinada pelo então prefeito de Águas de Lindoia, Dr. Adolfo Mantovani, por meio de Lei (1.354) em 1981. Isso por que até aquele momento não existia uma data oficial que determinasse o dia da fundação do município. O dia foi escolhido pela tradição e história e a data em que se comemora também o dia da padroeira Nossa Senhora das Graças.

O Dr. Francisco Tozzi nasceu na comuna de Benevento, província de Nápoles, Itália,  em 1870. O médico italiano chegou ao Brasil em 1900, aos 30 anos, passando a residir em Socorro a convite de um tio, pároco da cidade. Pouco tempo depois ele soube da existência de uma nascente de água que curava feridas em um povoado próximo. A nascente ficava em um morro chamado “Águas Quentes”. 

Após analisar as propriedades da água ele constatou a radioatividade das fontes e o poder curativo das águas e adquiriu as terras ao redor das fontes, iniciando a construção de hotéis e de um balneário, iniciando tratamento de pacientes com águas termais. 

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia