Prefeito apresenta projeto executivo de captação de água para Daae

Obras - Quinta-feira, 05 de Maio de 2022


Prefeito apresenta projeto executivo de captação de água para Daae

O prefeito de Águas de Lindoia esteve nesta terça-feira, dia 3, em São Paulo para uma reunião com o superintendente do Departamento de Água e Energia Elétrica (Daee), Fernando Loducca onde apresentou o projeto executivo feito por técnicos contratados pelo município para a captação de água do Rio do Peixe – obra que deve acabar com a falta de água no município nos períodos de estiagem prolongada. A reunião foi intermediada pelo Deputado Estadual Barros Munhoz, que esteve presente na ocasião.

O projeto prevê todos os equipamentos e ações necessárias para fazer com que a água do principal rio da região chegue até a Estação de Tratamento de Água no município. A obra é fundamental para o desenvolvimento da cidade para os próximos 30 anos tendo em vista não apenas as condições climáticas futuras, mas também o crescimento populacional. 

Embora possua um grande reservatório natural como o lago do Cavalinho Branco, o volume acumulado de água não é suficiente para manter o abastecimento por mais de uma semana. Ou seja, apenas a água captada de um rio da região pode manter o abastecimento para a população em períodos de longa estiagem.

“Está claro que cidades que contam apenas com reservatórios naturais ficam vulneráveis durante estiagens prolongadas. Nosso objetivo é utilizar a água do Rio do Peixe apenas nestes períodos, levando até a estação de tratamento e disponibilizando água de qualidade para a nossa população”, afirmou o prefeito.

Durante a reunião foi debatida a possibilidade de a obra ser realizada pelo Daee. O departamento conta com experiência para realizar o processo licitatório e o acompanhamento técnico. Caso isso seja possível, a expectativa é de que a licitação ocorra ainda este ano, com conclusão já prevista para 2023. Esta possibilidade está sendo estudada pelo órgão estadual, que deve encaminhar uma resposta em breve para a Prefeitura.

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia