Balneário Municipal de Águas de Lindóia pode se tornar Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo

Particpe - Sexta-feira, 15 de Janeiro de 2016


Balneário Municipal de Águas de Lindóia pode se tornar Patrimônio Cultural do Estado de São Paulo

No dia 7 de dezembro de 2015 o Governo do Estado de São Paulo encaminhou ao Balneário de Águas de Lindóia um comunicado onde informa à sua direção o início do processo de reconhecimento do mesmo como Patrimônio cultural do Estado de São Paulo, conforme decisão do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico).  

Segundo o diretor da autarquia, Dagnaldo de Araújo Silva, o documento esclarece que qualquer intervenção no local deverá ser precedida de autorização do CONDEPHAAT, a fim de evitar descaracterização do local, que tem consigo importantes nomes da arquitetura e arte, como Oswaldo Arthur Bratke, Roberto Burle Marx, Lívio Abramo e Galileo Ugo Emendabili. 
 

Para Dagnaldo, deve-se considerar no total desse patrimônio, além da obra arquitetônica em si, o inventário das obras artísticas pertencentes ao Balneário e principalmente a rica história cultural ocorrida em suas dependências, relacionada aos trabalhos de curas, terapias, bem estar e pesquisas cientificas testemunhadas em sua existência quase centenária. “Como exemplo citamos: a visita da famosa pesquisadora da radioatividade – Madame Curie, as publicações científicas do Dr. Tozzi, Dr. Vicente Rizzo, entre outros; a provável ida a Lua das águas dessas nascentes (únicas fontes termais de SP).; palco dos principais eventos  do TERMALISMO  Nacional  e mais recentemente a municipalização e a aprovação da lei municipal relacionada as práticas integrativas e complementares do Ministério da Saúde -Crenoterapia/Termalismo Social onde o Balneário é peça fundamental” destacou.  
 

A diretoria explica ainda que por meio do inicio deste processo, a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo disponibilizará a sua equipe de Unidade de Preservação do Patrimônio Histórico para orientação com relação a conservação de bens, além de possibilitar ao município o acesso ao Programa de Ação Cultural (ProAC), que financia propostas de recuperação e conservação de imóveis protegidos pelo CONDEPHAAT. 
 

Prefeitura Municipal


Águas de Lindóia