.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Secretaria de Saúde local integra campanha nacional de saúde mental visando prevenção e acolhimento de pacientes
A Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Saúde e do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS) realizam a partir desta semana diversas ações de conscientização dentro do Setembro Amarelo – uma campanha nacional de prevenção ao suicídio. A principal ação será o lançamento de um protocolo local para acolhimento e tratamento do paciente que apresenta sinais de depressão grave a partir das unidades de saúde do município. Também haverá palestra e capacitação para os servidores e profissionais de saúde.
O Protocolo de Prevenção e Suporte para casos potenciais ou de tentativa de suicídio contempla informações sobre identificação de casos e a condução adequada a partir de qualquer unidade de saúde do município, seja ela vinculada à prefeitura ou da rede particular. Com a adoção do protocolo, qualquer pessoa que chegar até qualquer unidade de saúde e apresentar sinais de automutilação ou de depressão grave receberá acolhimento profissional. Os casos serão notificados à Vigilância Sanitária e Epidemiológica do município e o paciente será encaminhado para o Caps.
O Protocolo será adotado a partir deste mês e uma capacitação específica sobre o conteúdo será realizada pela Secretaria de Saúde no próximo dia 21 de setembro, a partir das 19h, em local a ser definido. Profissionais da rede municipal, do Hospital São Camilo e das secretarias de Educação e Saúde participarão. A capacitação também será aberta e gratuita para profissionais da rede particular interessados. As informações poderão ser obtidas pelo telefone 3824 1577.
Ações
Uma palestra organizada pela Secretaria de Saúde sobre o tema da campanha Setembro Amarelo acontecerá na próxima quinta-feira, dia 15, a partir das 19h no plenário da Câmara Municipal. O evento será aberto ao público e contará com a participação da médica Maitê Dahdal, que atua no Programa de Saúde da Família no município, é pós-graduada em Cuidados Paliativos e em Gestão de Clínicas e leciona na Faculdade de Medicina São Leopoldo Mandic, em Campinas (SP).
Além disso, todas as unidades de saúde já estão ornamentadas com a cor da campanha e os servidores públicos da saúde estão usando o lacinho amarelo, numa forma de manter a campanha presente durante todo o mês. Prédios e monumentos, como o Balneário e o Cristo Redentor, devem ostentar a partir desta semana a cor amarela.
A campanha
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações já estão sendo desenvolvidas.
O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. De acordo com a última pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde - OMS em 2019, são registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo, sem contar com os episódios subnotificados, pois com isso, estima-se mais de 01 milhão de casos. No Brasil, os registros se aproximam de 14 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.
Embora os números estejam diminuindo em todo o mundo, os países das Américas vão na contramão dessa tendência, com índices que não param de aumentar, segundo a OMS. Sabe-se que praticamente 100% de todos os casos de suicídio estavam relacionados às doenças mentais, principalmente não diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderia ter sido evitada se esses pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.
.
.
.
.