Cerca de 350 profissionais que trabalham no setor participaram de evento que reuniu grandes nomes da área de educação
Os cerca de 350 professores e servidores da rede municipal de ensino participaram na semana passada de um congresso educacional realizado em Águas de Lindoia. Com a participação totalmente custeada pela Secretaria de Educação, o evento reuniu sete palestrantes renomados da área e é mais uma iniciativa da atual administração para o aprimoramento dos conhecimentos dos professores e o desenvolvimento de suas carreiras. O evento foi realizado entre os dias 24 e 26 de outubro no Salão de Eventos da Prefeitura Municipal.
Na abertura do Congresso o palestrante Diogo Almeida apresentou uma espécie de Stand-up Comedy, relatando a vida do professor em sala de aula.
O tema educação ganhou força no segundo dia com as palestras da mestre em psicopedagoga Jane Haddad, com o tema “Pontos e nós... desatando pontos, revelando o sentido do educar”; e com a especialista em pedagogia Rosé Cunha, com o tema “Limite sim, trauma não”.
A base nacional comum curricular foi o tema do palestrante Jamar Monteiro, que propôs reflexões sobre a prática cotidiana e exemplificou os planos de aula e de áreas que deverão se adequar as novas áreas do conhecimento. Já o doutor em psicanálise e palestrante internacional Jairo de Paula abordou os perigos e efeitos da internet e dos jogos online na educação e seus reflexos para uma infância e adolescência saudáveis.
Autor de mais de 100 livros didáticos e outros 180 na área de educação, o mestre em Ciências Humanas da USP, Celso Antunes, tratou das novas maneiras de ensinar e as novas formas de aprender. Encerrando o congresso, a palestrante motivacional Leila Navarro trouxe o tema “O professor e o desafio de fazer acontecer inclusão”.
“São palestras importantes para o desenvolvimento profissional dos professores e temas que são encarados nas salas de aula. Este congresso é uma grande oportunidade de atualizar conhecimentos, sem qualquer custo para os professores, sendo um ótimo investimento para o município”, avaliou a Secretária de Educação.
Águas de Lindóia