Três unidades de saúde do município de Águas de Lindoia já estão aplicando vacinas da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. A campanha tem como meta vacinar 90% das pessoas integrantes do público-alvo definido pelo Ministério da Saúde até o dia 1º de junho. No município devem ser vacinadas gratuitamente 5,4 mil pessoas.
Neste ano o Ministério da Saúde estabeleceu uma estratégia diferente para aplicação das vacinas. Até o dia 19 de abril devem procurar as unidades de saúde para receber a dose apenas crianças com idade entre 6 meses até 5 anos, 11 meses e 29 dias, além de gestantes. A partir do dia 22 de abril e até 31 de maio a vacinação acontece também para todos os públicos prioritários. Em toda a campanha será realizada a atualização da carteira de vacinação.
As unidades Sétimo Formágio (PSF 1 – Casas Populares), Dr. Wilson Marcílio (UBS – Bela Vista) e Dr. Egydio de Alvarenga Júnior (PSF 3 – Centro) já sem encontram preparadas para atender a população e aplicar as vacinas no período das das 8h às 17h.
São considerados como públicos prioritários além das crianças e gestantes, as mulheres que deram à luz há menos de 45 dias; idosos; profissionais de saúde, professores da rede pública ou privada, portadores de doenças crônicas, povos indígenas e pessoas privadas de liberdade.
A vacina deve não deve ser aplicada em pessoas com doenças agudas febris moderadas ou graves, devendo aguardar a melhora clínica para a aplicação. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.
Para mais informações e esclarecimento de dúvidas a Secretaria de Saúde atende pelo telefone 3824 1409, das 8h às 17h.
Águas de Lindóia