A Prefeitura de Águas de Lindoia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou um mutirão de cirurgias de catarata em parceria com o Hospital Geral Dr. Francisco Tozzi no ultimo sábado, dia 25. Vinte pacientes que aguardavam na fila de espera foram atendidos pela equipe contratada pelo município e agora se recuperam do procedimento cirúrgico.
“Este primeiro mutirão foi importantíssimo para que estas pessoas voltassem a ter qualidade de vida e a enxergar melhor. Já trabalhamos muito para praticamente zerar a fila de espera por exames e agora queremos dar andamento a este tipo de ação e reduzir também o número de pessoas que aguardam por cirurgias como esta”, afirmou o prefeito.
Atualmente, cerca de 40 pessoas seguem na fila de espera por uma cirurgia de catarata em Águas de Lindoia. O objetivo da Secretaria de Saúde é zerar este número até junho deste ano.
A catarata acontece quando a lente natural do olho – chamada de Cristalino – fica opaca, fazendo com que a visão perca nitidez. A causa principal é o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Existe também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com catarata (forma mais rara) e causas secundárias como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas e diabetes. O tratamento da catarata é cirúrgico, não havendo outro procedimento ou medicamento para reverter o quadro.
Mais avanços na saúde
Desde 2017 o governo municipal priorizou a atenção básica e a reestruturação dos serviços de saúde para a população lindoiense. Além de reformar todas as unidades de saúde da cidade, a administração também dobrou o número de médicos que atendem a população – saltando de 12 para 25 profissionais.
Esta ação, por exemplo, permitiu que maior agilidade no processo de marcação de consultas na rede básica, bem como reduziu o tempo sem atendimento no período de férias dos profissionais. Especialidades como Neurologia, Vascular, Endocrinologia, Gastroenetrologia e pequenas cirurgias tiveram mais de 90% de redução na fila de espera.
Outras ações importantes na área da saúde também foram realizadas nos últimos três anos como a ampliação no número de exames e o transporte de pacientes.
A lista de espera por exames, que tinha mais de 2,6 mil pacientes aguardando com pedidos de exames não atendidos, foi praticamente zerada e contém, em sua grande maioria, apenas pedidos feitos recentemente. Exames como Raio X e Ecocardiograma, que em 2016 somavam mais de mil pacientes na fila de espera, foram praticamente zerados já em 2017. O município ainda conta com vários tipos de exames como ultrassom, colonoscopia, endoscopia e nasofisioscopia.
Já para atender com qualidade os pacientes que necessitam de atendimento para exames, consultas e tratamentos que só são disponibilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em grandes centros médicos, a prefeitura adquiriu veículos novos e melhorou o sistema terceirizado de transporte. Todos os dias são disponibilizados veículos para levar pacientes a cidades como São Paulo, Campinas, Barretos, Jundiaí e Bragança Paulista.
Águas de Lindóia