.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Após 33 anos sem atualizações, Plano Diretor sancionado é marco divisório e projeta novo futuro com desenvolvimento sustentável para a cidade
O Prefeito de Águas de Lindoia sancionou na tarde desta quinta-feira, dia 30, o novo Plano Diretor de Águas de Lindoia. O texto idealizado pelo Poder Executivo em parceria com a Sociedade Civil possui mais de 200 artigos e regulamenta os eixos de desenvolvimento urbano e social do município para as próximas décadas foi aprovado por unanimidade pelo Legislativo em duas sessões realizadas durante o mês de julho. Participaram da breve solenidade diversas autoridades e representantes de movimentos populares.
O Plano Diretor é o mecanismo legal que orienta o desenvolvimento urbano municipal com um novo zoneamento, definindo parâmetros e áreas urbanas para o parcelamento e a ocupação do solo. Após vários estudos técnicos e a elaboração de mais de 300 mapas cartográficos digitais, o projeto foi debatido com a sociedade lindoiense em oito audiências públicas.
Dentro dos principais avanços do novo Plano Diretor está uma série de medidas que harmonizam a preservação do meio ambiente, dos morros e florestas do município com o desenvolvimento urbano.
“Águas de Lindóia finalmente possui um Plano Diretor criado por técnicos e especialistas no assunto e que vai nortear o planejamento urbano para as próximas décadas. A questão do zoneamento urbano, por exemplo, não era revista desde 1987 e estava totalmente desatualizada. Nós agora corrigimos este problema” comemorou o Prefeito.
Uma das questões mais importantes do projeto urbano são as definições nos mapas de áreas para parques urbanos, do qual o empreendedor deverá deixar áreas determinadas para a elaboração de parques públicos.
“Os Parques Urbanos criados com o novo Plano Diretor são fundamentais para resguardar áreas de convívio, permanência e lazer para o futuro da localidade. A cidade como um todo merece novos espaços de qualidade como estes e agora isso deverá ser levado em conta nos projetos urbanos futuros”, afirmou o arquiteto Samuel Mantovani, um dos responsáveis pela confecção do Plano.
Outras questões importantes concebidas no projeto são as novas propostas para qualificar o sistema viário da estância e as Zonas Ecourbanas, que permitirão novas construções observando e respeitando o meio ambiente. “Este Plano Diretor é um marco para a manutenção das visuais, fortalecendo o turismo e engrandecendo Águas de Lindóia no cenário nacional”, conclui um dos arquitetos responsáveis pelo projeto.
.
.
.
.