Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana. Conteúdo acessível em libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro ou Hozana.
.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

Horário de atendimento das 08:00h às 12:00h das 13:00h às 17:00.

Idioma

Português

English

Español

Francese

Deutsch

Italiano

Meio Ambiente E Agricultura - Quinta-feira, 03 De Fevereiro De 2022

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Secretaria de Meio Ambiente vai criar Plano Municipal da Mata Atlântica em parceria com Associação Copaíba

Objetivo é proteção do Bioma local


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente anunciou nesta semana que iniciou os trabalhos para a elaboração de um Plano Municipal da Mata Atlântica no município. Nos próximos 45 dias a Secretaria deve realizar os trâmites necessários para iniciar a construção do plano em parceria com a Associação Copaíba. O objetivo é firmar um termo de parceria e lançar oficialmente o projeto na semana da água, comemorado no dia 22 de março.

“Águas de Lindoia necessita de um levantamento detalhado das áreas que podem ser reflorestadas e recuperadas levando-se em consideração o bioma da Mata Atlântica em que estamos inseridos. E o nosso objetivo é ter, de forma concreta, este levantamento para que possamos agir”, disse José Mauro Alvarenga, secretário de Meio Ambiente.

Ainda de acordo com o secretário, as ações serão compartilhadas com o Conselho Municipal de Meio Ambiente na reunião ordinária prevista para acontecer no próximo dia 24 de fevereiro. Um termo de adesão ao projeto precisa ser construído e assinado pela Prefeitura e pela Associação Copaíba, que deverá ficar incumbida da questão técnica.

O Plano Municipal de Recuperação de Mata Atlântica deverá conter um completo diagnóstico da cobertura florestal do município, propondo ações para promover a reconstituição e recomposição de áreas de floresta com espécies nativas. 

A iniciativa deve promover diversos benefícios além da questão do plantio de mais árvores nativas, como ajudar o município a ter maior capacidade de absorção de água da chuva no subsolo, gerando mais água para evitar os efeitos severos do período de estiagem; promover uma melhoria no microclima da cidade; e garantindo que áreas continuem sendo preservadas.

“Sabemos da importância de manter este bioma e de preservar o que ainda temos de Mata Atlântica, não apenas em Águas de Lindoia, mas em toda a região. Há a perspectiva ecológica, sim, mas também não podemos nos esquecer da perspectiva econômica, alimentada pelo turismo ecológico, tão importante para nossa cidade”, concluiu José Mauro.

Copaíba

A Associação Copaíba é uma organização sem fins lucrativos que atua há mais de dez anos em projetos de proteção e recuperação ambiental na região. A Associação pretende disponibilizar gratuitamente nos próximos meses uma equipe especializada na elaboração do Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica com aplicação da Lente Climática, oferecendo todo o auxílio necessário para realização do processo nestes Municípios.

A associação tem por objetivo realizar a estruturação desta importante política pública observando requisitos técnicos e legais dos dispositivos da Lei da Mata Atlântica, Convenção de Diversidade Biológica e do Acordo de Paris, corroborando para implementação da Lei do Novo Código Florestal, regulamentações e programas estaduais específicos, correspondentes a elaboração do instrumento do PMMA.

1606 Visualizações

Notícias relacionadas

292

.

18 de Março de 2025

Meio Ambiente e Agricultura

.

Vacinação contra raiva: Proteção para os nossos pets!

.

Hoje na Clínica Meu Pet, cães e gatos receberam a vacina contra a raiva, garantindo mais saúde e segurança para os animais de Águas de Lindóia.

.
.
Continuar lendo
.

286

.

06 de Março de 2025

Meio Ambiente e Agricultura

.

Reunião da Prefeitura de Águas de Lindóia com Instituto Cacau Show Fomenta Sustentabilidade

.

SEMADES discute projetos sociais e ambientais com Instituto Cacau Show em Itapevi

.
.
Continuar lendo
.

227

.

06 de Março de 2025

Meio Ambiente e Agricultura

.

Cadastro para Castração Gratuita de Cães e Gatos - É HOJE!

.

Prefeitura promove bem-estar animal e controle populacional com cadastramento na Clínica Meu PET

.
.
Continuar lendo
.

624

.

11 de Fevereiro de 2025

Meio Ambiente e Agricultura

.

Novo Endereço da Feira do Agricultor

.

Reinauguração no Espaço Burle Marx com Melhor Infraestrutura e Atrações

.
.
Continuar lendo
.

666

.

10 de Fevereiro de 2025

Meio Ambiente e Agricultura

.

Contato Secretaria de Meio Ambiente

.

Contate a Secretaria de Meio Ambiente pelo WhatsApp

.
.
Continuar lendo
.

662

.

18 de Novembro de 2024

Meio Ambiente e Agricultura

.

Saneamento básico

.

MAIS UMA CONQUISTA: FEHIDRO APROVA VERBA PARA AMPLIAÇÃO DA ETE DOS MOREIRAS

.
.
Continuar lendo
.

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.

Abril2025

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
'20
'21
'22
'23
'24
'25
'26
'27
'28
'29
'30

DOM

SEG

TER

QUA

QUI

SEX

SÁB

SEX
18

até

SEG
21

FESTIVAL DO CHOCOLATE

.

Início:

18 de abril de 2025 às 09:20:00


Fim:

21 de abril de 2025 às 09:20:00


Terceira edição do festival, trazendo uma grande variedade de chocolates e doces artesanais, incluindo opções sem glúten, sem lactose e sem açúcar. O evento também contará com shows ao vivo, workshops sobre o universo do chocolate e atividades interativas para toda a família.

QUI
1

até

DOM
25

FESTA DO SERTÃO

.

Início:

1 de maio de 2025 às 09:20:00


Fim:

25 de maio de 2025 às 09:20:00


Principal festa popular da cidade, reunindo música, gastronomia e a tradicional feirinha de roupas e utensílios.

.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Águas de Lindóia - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Políticas de cookies e Termos e condições gerais de uso.